Peças do colecionador Cliff Muskiet oferecem a chance de viajar no tempo em busca das influências da moda de cada época

 

São Paulo, 14 de abril de 2015 – O Museu TAM, localizado em São Carlos (SP), deu início a uma exposição de uniformes históricos de comissárias de bordo do mundo inteiro. As peças fazem parte do acervo do holandês Cliff Muskiet, conhecido mundialmente pela sua coleção com mais de 1,2 mil modelos de 480 companhias aéreas.

O conjunto escolhido propõe uma verdadeira viagem no tempo da moda, com uniformes clássicos utilizados entre a década de 1970 e os anos 2000. É possível encontrar, por exemplo, o uniforme de 1971 da companhia dinamarquesa Scanair, que era composto por vestido verde-claro, jaqueta, chapéu e lenço. Outro destaque é o uniforme da empresa British Airways, com as peças do verão de 1985, incluindo a saia de cor cinza, o tailleur e a boina. 

As 11 peças do acervo de Muskiet integrantes da exposição retratam as influências culturais de cada país e época, e podem ser conferidas pelo público até 1º de outubro, de quarta a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h). Às quartas-feiras a entrada é gratuita. Após essa data, outros uniformes do colecionador serão expostos na instituição.