Cinco remanescentes da primeira turma do curso de controlador aéreo da Escola Técnica de Aviação, formada em março de 1945 estarão presentes

A cerimônia de abertura da edição deste ano da LABACE(Latin American Business Aviation Conference & Exhibition) terá momento especial para homenagem aos cinco remanescentes da primeira turma do curso de controlador aéreo da Escola Técnica de Aviação, formada em março de 1945. Autoridades do Ministério da Aviação Civil, da Aeronáutica, da Agencia Nacional de Aviação Civil, do Departamento de Controle Aéreo, das principais empresas e das entidades do setor já confirmaram presença no evento que acontecerá no auditório do evento, a partir de 10h30, na Av. Washington Luís, 6000 - Portão 3 do Aeroporto de Congonhas. As homenagens prosseguirão no encontro que Embry-Riddle Aeronautical University e C-Fly Aviation promovem no mesmo local a partir de 12h30, no qual serão anunciados os planos de novos negócios da universidade americana no Brasil para atendimento da demanda profissional da aviação comercial e outras áreas da ciência aeronáutica nas próximas duas décadas. Um destas iniciativas em conjunto com a C-Fly Aviation terá o propósito de aumentar exponencialmente a escala de atendimento da capacitação aeronáutica.

O reconhecimento à contribuição profissional de Francisco Drezza, Remy Gomes Ferreira, Nelson Garcia Perez, Alberto Bertolucci, Irineu Tonon e Edgar Zanata ao serviço aéreo nacional é iniciativa conjunta da Embry-Riddle Aeronautical University, C-Fly Aviation, Força Aérea Brasileira e dos organizadores do evento.

O intuito da ação é resgatar o papel relevante destas pessoas e da escola norte-americana na consolidação das bases educacionais da aviação brasileira ocorrida no contexto de acordos de cooperação firmados durante os esforços das Nações Aliadas durante a II Guerra Mundial. A preparação para engajamento militar no Brasil no conflito tornou possível a ampliação do ensino aeronáutico com a instalação da segunda escola no país, sob coordenadação e fornecimento de professores e conteúdo da Embry-Riddle Aeronautical University, instituição que desenvolveu a metodologia de educação para o setor nos Estados Unidos. Por três anos, John Paul Riddle (co-fundador da Embry-Riddle) se mudou para o pais e aqui ficou três anos tocando a escola, que funcionou no prédio onde hoje está o Museu do Imigrante, no bairro da Moóca na Capital Paulista.

Para a alta direção da Embry-Riddle, a conexão com as raízes de sua história no Brasil é chave para este momento em que a escola se volta para investir no projeto de modernização e ampliação dos serviços voltados para a aviação civil do país.

O presidente da C-Fly Aviation, Francisco Lyra, considera a homenagem do setor a este grupo de profissionais reconhecimento à inspiração que despertaram em seguidas gerações que abraçaram o serviço no setor como uma causa.