Concessionária realizou simulados de fluxos de passageiros e de situações de emergência em última avaliação antes da inauguração do novo espaço do aeroporto

Faltam poucos dias para a inauguração do Píer Sul – extensão do terminal 2 com mais de 100 mil m², 26 novas pontes de embarque e uma nova alameda de lojas e restaurantes de 30 mil² – e para garantir que o funcionamento do novo espaço seja eficiente e seguro, o RIOgaleão realizou, na última semana, os testes finais de operação.

O primeiro deles foi o simulado para avaliação do espaço e do sistema operacional, que contou com a presença de voluntários que realizaram todo o fluxo de embarque e desembarque. O teste faz parte de uma série de simulados denominada ORAT (Operational Readiness, Activation and Transition), procedimento comum em aeroportos mundialmente. A ação foi iniciada no check-in com o despacho de bagagens, que durou cerca de dois minutos por passageiro, seguida da entrada dos passageiros no Boeing 747-8 da Lufthansa. Também foi realizada a saída do avião e a simulação do fluxo de desembarque e da restituição das bagagens. Para este teste, foram utilizadas 80 malas e mobilizadas cerca de 100 pessoas, entre estudantes de engenharia, arquitetura, ciências aeronáuticas e turismo, além de órgãos públicos de segurança e fiscalização. Desde o início do ano, 40 testes do ORAT foram realizados e contaram com a participação de3 mil voluntários.

O último teste a ser aplicado foi o simulado de emergência, que mobilizou cerca de 70 voluntários, entre integrantes do RIOgaleão e Militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Galeão (BINFAE), além das Equipes de Resposta à Emergência, ORAT, Bombeiros Estruturais, Fiscais de Terminal, Serviço Médico de Emergência e a Equipe Voluntária de Emergência do RIOgaleão. Na ocasião, foram simulados atendimentos de emergências médicas, incêndio de grandes proporções, evacuação e blackout nos saguões de embarque do novo terminal. O exercício é fundamental para avaliar a infraestrutura do Aeroporto Internacional Tom Jobim em situações de emergência que requerem a integração de várias áreas com respostas rápidas e eficazes.

“Todos os testes que fizemos nos últimos meses nos garantem que o Píer Sul está em perfeitas condições para operar com o fluxo de passageiros que recebemos diariamente no aeroporto. O desafio de construí-lo em menos de dois anos foi superado com sucesso pela concessionária RIOgaleão e, agora, temos a certeza de que estamos prontos para inaugurá-lo e proporcionar uma nova experiência aos nossos passageiros”, afirma Herlichy Bastos, diretor de operações da concessionária.