Fabricante neozelandês Pacific Aerospace escolheu a Aerie Aviação Executiva para representar o turboélice capaz de operar em pistas com apenas 220 metros no peso máximo de decolagem. Empresa aposta na demanda reprimida pela crise

 

 

No último dia  11 de abril, foi assinado entre a Pacific Aerospace e brasileira Aerie Aviação Executiva, o contrato de representação para o monomotor P-750 XSTOL no mercado brasileiro. A Aerie será o representante exclusivo no país e o foco vai ser atender empresários, empreendedores e empresas que necessitam de uma aeronave multitarefas, com a confiabilidade que só um turboélice equipado com motor PT6A-34 e com as caracteristicas únicas deste avião, podem proporcionar.

 

“Estamos apostando na retomada do crescimento e na demanda represada por quase um ano, em que muitas empresas ou pessoas físicas adiaram suas decisões de compra”, disse Cassio Polli, diretor da Aerie Aviação Executiva. O foco inicial será as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, onde a necessidade de um avião utilitário para transporte de passageiros, frete e carga são maiores,  incluindo a demanda do setor de agronegócios, entre outros segmentos.

 

A capacidade de conexão entre centros urbanas e áreas remotas de norte a sul do país é um dos diferenciais do P-750 XSTOL (Extremely Short Take-Off and Landing). Atualmente, a aviação comercial atende aproximadamente 100 cidades em todo país, mas ao todo são mais de 5 mil municípios. Para chegar a estes destinos, é preciso usar os mais de 3 mil aeródromos disponíveis, muitos deles sem asfalto, com pista curta, estreita ou irregular, restringindo o tipo de aeronave a ser usado.

 

“O P-750 XSTOL é um verdadeiro Utilitário Aéreo, com a versatilidade do sistema de conversão rápida, que alterna da versão de passageiros para carga em poucos minutos, apenas removendo os assentos. É “pau para toda obra”, a trabalho ou lazer, na cidade, praia, fazenda ou campo, e está perfeitamente dimensionado para a realidade brasileira”, destaca o CEO da Pacific Aerospace Damian Camp.

 

De acordo com Polli, a expectativa é comercializar 3 aeronaves ainda este ano no Brasil, o preço médio equipado está na casa de US$ 1,9 milhão na Nova Zelândia. Já conta com opções de financiamento domestico, prazos de 36 a 60 meses e estrutura de importação com via Trading, benefícios fiscais.

 

O P-750 XSTOL é uma aeronave multitarefas que oferece dez diferentes opções de configuração e uso, podendo ser usada para o transporte de oito passageiros, frete ou carga, combate a incêndios, vigilância, busca e salvamento, paraquedismo, serviço aeromédico e outras aplicações.

A Pacific Aerospace tem base em Hamilton na Nova Zelândia, 65 anos de existência e mais de 600 aeronaves produzidas, considerando também os modelos anteriores FU-24 Fletcher e Cresco. Tem forte presença no eixo Asia-Pacífico, Europa e África e, recentemente, deu início a um projeto de expansão global, focando nas Américas, incluindo em um primeiro momento Estados Unidos, Argentina e Brasil.

 

Em termos técnicos, o P-750 XSTOL em uso privado transporta 8 passageiros e tem uma capacidade de carga de 3,900 lbs ou 1,769 kg, mesmo em dias quentes e altitude. O monomotor turboélice P-750 XSTOL é extremamente robusto e confiável, de fácil operação, manutenção e baixo custo operacional. Produzido pela Pacific Aerospace, usa componentes com suporte global, de empresas consagradas como Pratt & Whitney Canadá, Garmin, Hartzell e Honeywell. O P-750 XSTOL já está homologado no Brasil e conta com Centro de Serviços Autorizado, a Japi Aeronaves, em Jundiaí/SP.