United foi a aérea que mais faturou com as vendas 

Mudar a data de um voo, levar alguma bagagem extra ou a simples decisão de comer um lanchinho a bordo do avião. Estes serviços renderam às companhias aéreas em todo o mundo, US$ 26 bilhões (cerca de R$ 84,4 bilhões) em 2015. Os números são do relatório, feito pela Idea Works, agência que analisa a indústria de aviação.

São considerados ''extras'' todos os serviços que não estão incluídos no preço da passagem: bagagem extra, reservas e ''upgrade'' de assentos, refeições e lanches vendidos a bordo, entre outros. Confira o ranking.

Top 10 – companhias que mais ganharam com ''extras'' (2015)

1. United Airlines – US$ 6,199 bilhões

2. American Airlines – US$ 4,718 bilhões

3. Delta Airlines – US$ 3,775 bilhões

4. Air France/KLM – US$ 2,166 bilhões

5. Southwest – US$ 2,119 bilhões

6. Ryanair – US$ 1,739 bilhão

7. Lufthansa Group – US$ 1,494 bilhão

8. easyJet – US$ 1,466 bilhão

9. Qantas Airway- US$ 1,167 bilhão

10. Alaska Air – US$ 1,092 bilhão

A United Airlines, lider do ranking, faturou US$ 6,2 bilhões (R$ 20 bilhões) só com os adicionais no ano passado. Ela é a segunda maior companhia aérea norte-americana e voa para 373 destinos, com uma frota de 708 aviões. Serviços de wifi, aluguel de tablet e programação de entretenimento tarifados fazem parte da maioria dos voos.

Segundo o site da empresa, nas viagens em classe econômica entre os EUA e America Central, México e Caribe, as refeições são oferecidas apenas pelo sistema de venda. Os lanches gratuitos só são servidos nos voos entre os Estados Unidos e Colômbia, Equador, Peru e Venezuela e na região do Pacífico.