A previsão é de que a unidade sejá inaugurada no dia 24 de junho

A cidade de Jijoca de Jericoacoara (CE) já tem uma nova data de abertura do seu aeroporto: 24 de junho. Segundo o Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER), a inauguração será marcada por um voo charter da Gol a serviço da CVC.

A confirmação vem, porém, antes de a certificação da Anac autorizar o início das operações. O reabertura era prevista para abril, porém a agência questionou o Nível de Proteção Contraincêndio Existente (NPCE) do aeroporto.

"Na terça-feira passada nós já protocolamos a documentação em resposta à Anac", frisou o assessor de Infraestrutura do DER, Paulo Edson. Segundo ele, o relatório, composto também por materiais audiovisuais com a simulação de acidentes, deverá ser respondido até o início da próxima semana.

Enquanto a certificação da Anac não autoriza a abertura do aeroporto, companhias aéreas e operadoras adiam as operações. A Azul destaca que, caso a autorização saia nas próximas semanas, iniciará as operações em 1º de julho. A companhia, que foi a primeira a anunciar voos diretos para Jericoacoara, terá voos diretos a partir de São Paulo, Belo Horizonte e Recife.

A Gol, que deverá ser responsável pelo voo inaugural junto com a CVC em junho, também destaca que a partir de julho, caso a aprovação chegue, iniciará operações normais ao destino. A aérea terá voos a partir de São Paulo.

Já a operadora também destaca a espera pela Anac para iniciar as vendas de pacotes a Jericoacoara com voos diretos. "A CVC só pode iniciar a comercialização dos pacotes em voos fretados quando o aeroporto estiver aprovado", pontuou a assessoria da operadora.