Atendimento vai do planejamento à conclusão da viagem

Atenção ao passageiro é um item primordial para a Air France, que está presente em todas as etapas da viagem, desde o planejamento, até sua conclusão. Por esse cuidado, a companhia ganhou pelo segundo ano consecutivo, em março, o prêmio Customer Relations BearingPoint – Kantar TNS no Atendimento ao Consumidor na categoria Transporte. A esse somam-se outros prêmios recebidos recentemente, como o Spirit of Service, da Associação Francesa de Relação com o Cliente, em 2016. 

Tanto reconhecimento não vem à toa. A Air France lança mão de várias ferramentas para ajudar em todo o processo. Ainda na fase de escolha do destino, o passageiro pode usar e abusar do guia de viagem digital da companhia, o Travel by Air France, com dicas essenciais e informações práticas sobre vários destinos no mundo. Na França, por exemplo, é possível encontrar os guias de Paris, Nice, Bordeaux e Toulouse, entre outras cidades.

Depois de explorar os destinos e montar o roteiro, é hora de comprar as passagens e o site da aérea francesa, além de permitir a compra com total customização da experiência, também está repleto de informações sobre as classes de bordo (Economy, Premium Economy, Business ou La Première) e voos saindo do Brasil.

Com a passagem em mãos, o site ainda ajuda a se organizar com as etapas da viagem. Antes de partir, por exemplo, é possível verificar a lista de documentos necessários e itens proibidos a bordo e gerenciar sua reserva pelo site, escolhendo entre as opções de Menu à la Carte, e selecionando um assento, que pode ser definido também entre algumas opções especiais: Seat Plus, Assento Duo em Fileira de 2, e Assento na Frente da Cabine, para ser um dos primeiros a desembarcar, entre muitos outros serviços.

Para facilitar a vida do passageiro no aeroporto, há a possibilidade de despachar a bagagem na véspera da partida. Para quem já fez o check-in online, pode retirar seu cartão de embarque em um terminal interativo da companhia no próprio aeroporto. Com ele em mãos, é possível já imprimir as etiquetas de bagagem no mesmo terminal ou, em alguns casos, antes de sair de casa. Caso necessário, também é possível fazer uma reserva antecipada de traslados de e para o seu aeroporto, além de estacionamento.

Outro serviço disponível para reservar antecipadamente é o Meet & Assist, no qual um agente da companhia guia, aconselha, facilita e acelera a passagem no balcão de despacho de bagagens e nos pontos de controle, em francês e inglês. Em Paris-Charles de Gaulle, mediante solicitação e sem taxas adicionais, também pode-se desfrutar de uma assistência nos idiomas a seguir: árabe literário, cantonês, coreano, espanhol, hindi, japonês, mandarim ou português (de Portugal e do Brasil). Esse serviço pode ser encomendado para outra pessoa, como surpresa de aniversário, por exemplo.

Ao chegar em Paris, o passageiro pode descansar na Sala VIP de chegada, no Terminal 2C. A entrada é sujeita à disponibilidade de lugares e a tarifa é de €35 ou €50, de acordo com o horário. Passageiros La Première, Business ou Premium Economy têm incluído em seus bilhetes acesso a outras salas VIP, que podem ser consultadas online. 

Caso tenha uma conexão de pelo menos três horas em Paris-Charles de Gaulle, foi inaugurado recentemente no Terminal 2E o Instant Paris, um ambiente voltado para a arte de viver à francesa, em uma galeria com ares de apartamento parisiense, com acesso gratuito.