Motivo oficial de sua morte ainda não foi determinado 

O SeaWorld anunciou na última sexta-feira (6), a morte de uma de suas orcas mais famosas, a Tilikum. Segundo o comunicado, ela morreu na manhã de sexta-feira, cercada por seus treinadores, equipe de cuidadores e veterinários que ofereceram a ele um tratamento contínuo e de qualidade inigualável.

Como todo animal de idade mais avançada, Tilikum enfrentou alguns problemas de saúde muito sérios. Enquanto o motivo oficial de sua morte não é determinado até que a necropsia seja finalizada, os veterinários do SeaWorld estavam tratando uma persistente e complicada infecção bacteriana no pulmão. A bactéria suspeita faz parte de um grupo de bactérias encontrado na água e no solo tanto em ambientes selvagens ou zoológicos.

Os veterinários e cuidadores do Tilikum desenvolveram diversas técnicas e dietas durante o tratamento da doença, as quais consistiram, entre outras coisas, em combinações de anti-inflamatórios, bactericidas, remédios para náusea, tratamento para hidratação e terapia antimicrobiana aerossoliazada.

Na nota, o parque também fala sobre a tristeza de perder o animal. " Todos nós sentimos uma profunda tristeza após essa perda, e continuamos a oferecer a Tilikum o melhor cuidado possível todos os dias, com os melhores especialistas em mamíferos marinhos do país".