Companhia ficou em 18º no Monitor Empresarial de Reputação Corporativo (MERCO) 2015

Maior grupo hoteleiro da Espanha, a Meliá Hotels International obteve a melhor reputação entre as empresas do setor turístico, segundo o ranking das 100 empresas mais prestigiadas da Espanha pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa(MERCO).

A companhia presidida por Gabriel Escarrer revalidou seu título pelo terceiro ano consecutivo, além de subir 13 posições no ranking global, chegando à 18a posição. Esse crescimento histórico supõe o reconhecimento máximo da excelência de seu modelo de negócios e de responsabilidade corporativa, que durante o último triênio permitiu à companhia não apenas resistir à crise global,mas também consolidar seu crescimento internacional e liderar a inovação do setor.

A Meliá também melhorou sua posição no ranking MERCO Líderes, com Gabriel Escarrer Jaume em 48o. A evolução da companhia, que pela primeira vez entra no Top 20 das empresas espanholas mais valorizadas,mostra a solidez do projeto empresarial da Meliá. Em seus quase 60 anos de história, a empresa manteve intacta sua essência familiar, sua visão alongo prazo e seus sólidos valores.

Para Gabriel Escarrer, “as empresas do setor turístico demonstraram sua capacidade de contribuir para a recuperação e crescimento econômico do país. Esse esforço serviu para que a nossa companhia seja hoje mais forte, competitiva e valorizada que nunca, com o reconhecimento de todos os nossos grupos de interesse”.

Depois de abrir 5.000 novos quartos e assinar mais de 20 hotéis em 2014, a Meliá já está presente em 40 países de quatro continentes. O alto grau de compromisso interno de seus mais de 41.000 empregados foi outro fator preponderante para o crescimento da rede e seu fortalecimento como grupo gestor hoteleiro de referência mundial. Assim, no marco de seu Modelo de Gestão de Pessoas, a Meliá fez grandes avanços em matéria de conciliação, promoção interna ou desenvolvimento internacional de talentos, além de apostar em novas tecnologias para a formação e intercâmbio de conhecimento.

Quanto à evolução do negócio,o grupo registrou melhoras em todas as suas divisões hoteleiras. O crescimento de seu principal indicador, o RevPAR ou receita média por quarto (+8,7%), foi muito superior à média de seus concorrentes (+4,7%),graças ao enfoque estratégico na gestão e otimização de receitas, a excelência comercial e a melhora contínua de seus produtos e marcas. Nesse aspecto, a Meliá deu um forte impulsona inovação do setor.

Com a renovação da marca Sol Hotels &Resorts, a rede iniciou uma revolução no segmento de férias, baseada na personalização de experiências frente ao modelo tradicional de padronização dos hotéis de “Sol e Praia”. Além disso, a Meliá e seus sócios investiram maisde 100 milhões de euros em um projeto pioneiro para o reposicionamento de um destino turístico, Calviá Beach (Magaluf, Mallorca), que conseguiu melhorar a qualidade, rentabilidade e sustentabilidade deseus hotéis na região.

No âmbito da responsabilidade social, a companhia também avança em sua abordagem de negócio responsável, consolidando alianças estratégicas para a proteção da infância, o consumo responsável, a universidade ou a promoção do patrimônio e da cultura.