Foram 324.000 visitas em 2015, aumento de 10% em relação ao ano anterior; gastos chegaram a 256 milhões de libras

O VisitBritain, órgão oficial de turismo do governo britânico, divulgou os números oficiais de estrangeiros que visitaram a Grã-Bretanha em 2015 e o Brasil registrou recorde pelo segundo ano consecutivo, com 324.000 turistas, um aumento de 10% em relação a 2014. Os brasileiros gastaram 256 milhões de libras esterlinas, 1% mais do que no ano anterior.

Os dados divulgados pelo Office for National Statistics revelaram ainda que, em 2015, o tempo médio de permanência dos brasileiros na Grã-Bretanha foi de 8,6 noites, com gasto de 789 libras esterlinas em média por pessoa. O período do ano que concentrou o maior número de visitas foi o terceiro trimestre (julho a setembro, com 35,16%), seguido do primeiro trimestre (janeiro a março, com 23%). O principal motivo que levou brasileiros à Inglaterra, Escócia e ao País de Gales no ano passado foram viagens de lazer (62,6%) e, em segundo lugar, visitas a parentes e amigos (16,8%).

Para Paul Gauger, diretor interino do VisitBritain para as Américas, o recorde no número de turistas brasileiros em um ano de recessão no País mostra que a Grã-Bretanha continua sendo um destino atraente e acessível. "A Grã-Bretanha oferece várias atrações econômicas, desde museus e galerias de arte com entrada gratuita até restaurantes estrelados no guia Michelin com menus a preços fixos nos horários de menor movimento", explica. "Os brasileiros também estão explorando cada vez mais destinos fora de Londres, que são mais baratos." O executivo conta que a maioria das cidades turísticas dispõe de passes com ótimo custo-benefício, que podem ser adquiridos na loja online do VisitBritain (http://maxemail.visitbritain.com/rsps/m/iikLCgZGLwbbqFLNcts90NNZavbpGcm221Ftw1Mv12U), além de outros produtos com desconto.

Com o resultado positivo de 2015, o Brasil se aproxima da meta estabelecida para 2020, que é chegar a 450.000 visitantes. Para isso, o VisitBritain investe em ações como a campanha de marketing digital ‘#OMGB, Lugar de Momentos Incríveis', missões comerciais anuais para aproximar operadores brasileiros e fornecedores de produtos e serviços turísticos britânicos, promoção de eventos marcantes como o aniversário de 90 anos da rainha Elizabeth II e as homenagens pelos 400 anos da morte de Shakespeare. "Sabemos que temos um caminho a percorrer, mas certamente essas ações inspirarão mais brasileiros a visitar a Grã-Bretanha e assim alcançaremos o nosso objetivo", conclui Gauger. 

 

Resultados globais

A Grã-Bretanha recebeu 36.1 milhões de turistas em 2015, um aumento de 5% em relação a 2014. É o quinto ano consecutivo que os resultados superam o ano anterior. Os gastos dos visitantes estrangeiros totalizaram 22.1 bilhões, o que representa 1% a mais do que 2014. Veja abaixo o resultado segmentado:

 

Londres: 18.6 milhões de turistas, aumento de 7%

Inglaterra: 15.2 milhões, aumento de 7%

Escócia: 2,6 milhões, queda de 4%, mas ainda maiores do que em 2013

País de Gales: 970 mil, aumento de 4%, o maior desde 2009

 

O ministro de Turismo David Evennett disse: "A Grã-Bretanha tem algumas das melhores atrações do mundo e uma indústria de turismo de alto nível. Esses números impressionantes mostram que nossas nações e regiões estão se beneficiando cada vez mais, o que mostra que nossa estratégia de turismo está funcionando."