Empresa OAG analisou 57 milhões registros de voos feitos em 2017

Dez aeroportos brasileiros estão entre os considerados mais pontuais do mundo segundo aponta o relatório da OAG, uma empresa que analisa a aviação mundial.

Os rankings dos aeroportos e companhias aéreas mais pontuais foram criados com base em 57 milhões registros de voos feitos em 2017. A definição de pontualidade levada em conta é todo voo que decola ou aterrissa com um atraso máximo de 14 minutos e 59 segundos.

Entre os 20 aeroportos de pequeno porte mais pontuais, aparecem os de Curitiba (14º lugar), Recife (17º) e Porto Alegre (20º). No ranking dos aeroportos médios estão os de Belo Horizonte (4º), Rio de Janeiro Santos Dumont (6º) e Viracopos (12º).

No ranking dos aeroportos grandes mais pontuais estão os de Brasília (4º), do Rio de Janeiro-Galeão (5º) e de São Paulo-Congonhas (8º). Entre os muito grandes, o brasileiro que aparece é o São Paulo-Guarulhos (11º). Há ainda o ranking dos mega-aeroportos, em que não aparece nenhum brasileiro.

Entre as companhias aéreas, a que foi considerada a mais pontual do mundo foi a airBaltic. Neste ranking, a brasileira Azul está na 12ª posição.