Belo Horizonte se prepara para o maior Arraial de sua história. A ideia é cadastrar todas as festas juninas realizadas na cidade, sejam elas públicas ou privadas, no período compreendido entre 9 de junho e 9 de julho. Com isso, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, irá fazer uma divulgação ampla de toda a programação associada, além do já tradicional concurso de quadrilhas realizado na Praça da Estação, que neste ano acontecerá no fim de semana dos dias 30/6, 1º/7 e 2/7 (Grupos de Acesso) e no seguinte, 8/7 e 9/7 (Grupos Especiais).

Uma novidade deste ano é que Belo Horizonte foi contemplada no Edital de Festejos juninos lançado pelo Ministério do Turismo (MTur) e Embratur, com projeto da Belotur. Com isso, a capital mineira está hoje entre os cinco maiores destinos turísticos do período, juntamente com Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).

“O objetivo é elevar o Arraial de Belo Horizonte a patamares atingidos pelo nosso Carnaval. Ou seja, mostrar a turistas e belo-horizontinos a ampla oferta de eventos no período junino. Faremos da cidade um imenso Arraial, promovendo, divulgando e integrando todos os festejos, sejam eles públicos ou privados. Com essa programação associada, Belo Horizonte terá um dos maiores festejos juninos do país, completamente diversificado e plural, com visibilidade nacional e internacional”, declara  Aluizer Malab, presidente da Belotur.

O prazo para o cadastro das festas juninas vai até dia 29/5, segunda-feira. Os interessados devem entrar em contato com a Belotur pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. que será respondido com um formulário para preenchimento por parte do produtor. As festas juninas gratuitas, realizadas em logradouros públicos, ou seja, na rua, terão isenção da taxa de licenciamento. “Importante ressaltar que todos os eventos deverão estar licenciados. O fato de isentar as taxas de licenciamento para os eventos gratuitos em logradouro público não isenta o produtor da responsabilidade legal do licenciamento", explica Gilberto Castro, diretor de Eventos da Belotur.