0
0
0
s2smodern

O Ministério do Turismo realizou nesta quarta-feira (12), em Brasília, o seminário internacional “Qualidade em Educação no Turismo” para apresentar e discutir a metodologia e os benefícios da certificação OMT/TedQual, iniciativa da Organização Mundial do Turismo que certifica os cursos de formação, os programas e as instituições de ensino de turismo.

O evento, em parceria com a OMT, contou com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e visa contribuir para a melhoria dos cursos de formação e qualificação em turismo e, assim, aumentar a qualidade da prestação de serviços e a competitividade do turismo brasileiro no cenário internacional.

Durante todo o dia, foram realizados debates para que autoridades, diretores de faculdades e coordenadores de cursos de turismo de todo o Brasil tomassem conhecimento da metodologia de trabalho da OMT e discutissem a importância da certificação dos cursos, instituições ofertantes e programas de formação superior e de nível técnico em turismo.

A presidente da Embratur, Teté Bezerra acredita que o evento representa o começo de uma efetiva e necessária aproximação do turismo brasileiro com a OMT.  Além dela, a abertura do evento contou com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz e do ministro interino da Educação, Henrique Sartori.

Para o diretor-executivo da Fundação Themis, braço educacional da OMT e responsável pelo programa, Omar Valdez, a presença de autoridades do primeiro escalão do Governo no seminário é uma sinalização do compromisso com a melhoria da educação no turismo no Brasil.

O ministro interino da Educação, Henrique Sartori enfatizou a importância do turismo como atividade econômica e afirmou que o MEC não poderia deixar de participar da discussão sobre a qualificação das instituições que ofertam cursos de Turismo no Brasil.

CERTIFICAÇÃO OMT/TedQual

A Certificação OMT/TedQual é de natureza voluntária e desempenha importante papel já que procura facilitar a melhoria contínua dos programas de educação, treinamento e pesquisa em na área, por meio da definição de um conjunto de padrões de qualidade para a educação em turismo. A OMT/TedQual conta com mais de 200 programas certificados em 35 países ao redor do mundo.  Algumas das instituições certificadas são referências no cenário internacional do turismo.

O Secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Bob Santos, considera a realização do seminário internacional uma oportunidade para que instituições de ensino técnico e superior que ofertam cursos de turismo conheçam também as experiências de outras instituições. 

 

 

Agências de Viagens

Geração millenium é responsável por quase metade das compras de passagens aéreas no Brasil

Segundo levantamento da agência ViajaNet, jovens entre 18 e 34 anos respondem por 45,34% do comércio de bilhetes aéreos e já são maioria no País

Segundo pesquisa exclusiva da agência virtual ViajaNet, a geração millenium já responde por 45,34% do total de vendas de passagens aéreas no Brasil. A participação dos consumidores entre 18 e 34 anos representa o público que mais compra bilhetes aéreos no País.

De acordo com o levantamento, que avaliou o perfil de compra de janeiro a agosto deste ano, os consumidores entre 35 e 54 anos representam 38,94% das vendas de passagens aéreas. E a menor participação ficou na população da terceira, com consumidores acima de 55 anos, com 15,72% dos bilhetes comprados.

vendas de passagens aéreas por faixa etária de consumidores