Evento apresenta programação de sua terceira edição, com projeção de crescimento de 250%, transformando o Rio de Janeiro na capital do vinho e da gastronomia, e ainda recebe a chancela de evento oficial dos 450 anos da cidade

O Rio de Janeiro volta a receber o RIO WINE AND FOOD FESTIVAL (RWFF), entre os dias 26 de setembro e 04 de outubro 2015.  O projeto, pioneiro no Brasil, tem como objetivo atrair o grande público em torno do vinho e da gastronomia, desmistificando e democratizando a bebida, que em muitas oportunidades estará ligada a arte e cultura.

Durante o festival, haverá eventos em toda a cidade, da zona norte à zona sul, desde o mais chique restaurante até o mais carioca dos botecos, indo às ruas e pontos de grande concentração de consumidores, tornado o evento democrático, tanto geograficamente como socialmente. São diversas ações voltadas ao trade e ao consumidor final.

“O carioca será impactado positivamente e o turista será motivado a vir à cidade, movido pelo desejo de provar um bom prato ou degustar um bom vinho, diante de um cenário deslumbrante,” afirma Sergio Queiroz, um dos idealizadores do RWFF e sócio da Baco Multimídia. 

Este ano, o festival cresce e terá, pela primeira vez, uma abertura informal no CADEG, com palestras, degustações e treinamento para funcionários e lojistas.

Muitas programações que fizeram sucesso na edição 2014 voltam a acontecer na edição 2015, como o jantar de abertura no Copacabana Palace, o seminário Vinho & Mercado na FGV; Wine Bus; Well Comunidade Drink; Concurso design de rótulos e garrafas. A FEIRA SHOW DE VINHOS promete crescer bastante sem perder o foco no público qualificado. Produtores de várias regiões do mundo estarão presentes. O Ibravin já confirmou o apoio e a “Ala Brasil” volta a receber as vinícolas nacionais. A semana contará com a presença do representante do Wine Tourism Portugal.

Os produtores e importadores encontrarão um cenário extremamente propício para apresentarem suas marcas e novidades, com o forte apelo das vendas para as festas de fim de ano.

Exatamente com esse mote, surge este ano o “WINE OUT”. O CasaShopping, que será a casa do festival na Barra, receberá o outlet de vinho com descontos especiais para o público abastecer a adega, nos dias 3 e 4.

Outra novidade é o WORLD WINE MATCHING (WWM) evento Business to Business que reunirá produtores que não possuem representantes no Brasil, com importadoras, supermercados e compradores em geral, com interesses mútuos previamente mapeados.

Além da programação base, fazem parte do evento diversas palestras, jantares harmonizados, presença de chefs internacionais convidados, degustações (incluindo provas de vinhos raros), promoções em lojas, bares, restaurantes e supermercados.

A rede de supermercados Zona Sul está no circuito e oferecerá descontos e promoções durante a semana.

O movimento “Rio Rolha Zero” não poderia faltar, e neste ano deverá contar com a adesão de mais de cem estabelecimentos, que em muitos casos estarão com eventos e promoções. Os clientes não pagam taxa de rolha ao levarem vinhos aos restaurantes parceiros durante a semana do festival.

Como já é tradição, repete-se em 2015 o concurso de melhor sommelier do Rio, que será aberto, em parceria com a ABS-Rio e a entrega do já consagrado “Troféu Vinha Velha”, que traz ao público as personalidades que se destacam no mundo do vinho.

O tradicional Leilão Beneficente que encerra o festival também já esta confirmado, este ano em local inédito, na mostra Casa Cor Rio, que este ano acontece na Villa Aymoré, na Glória.