Editorial de Cláudio Magnavita, presidente da Aver Editora.

Muitas vezes os realizadores de um evento não se dão conta que estão fazendo história. Esse é o caso, no Rio Grande do Sul, do então secretário estadual de turismo gaúcho Milton Zuanazzi e da sua equipe, entre eles, Tânia Brizola e Isabel Barnasque. O Salão Gaúcho de Turismo foi o grande pioneiro, lançado logo na virada do milênio, que foi uma grande mostra de todo o produto turístico do Rio Grande do Sul, com a presença das 22 regiões e suas respectivas rotas turísticas. 

Anos depois, o modelo gaúcho serviu como matriz para o Salão Nacional de Turismo, realizado em São Paulo e que teve reflexo no surgimento de edições regionais, dentro do mesmo espírito do trabalho realizado por Zuanazzi e sua equipe.Estamos às vésperas da realização da quinta edição do Salão Nacional e na véspera da realização do Salão de Turismo do Rio, que ganhou uma nova dimensão a partir da edição de 2009. O evento que será realizado em Paraty serve como vitrine para as diferentes regiões do estado do Rio e é um gol de placa da TurisRio e sua equipe, com o apoio da Federação de Conventions Bureaux do Estado.

A diversidade regional é tão intensa nos estados brasileiros que só a reunião em uma grande amostra é possível sentir o potencial desses diferentes destinos locais. Foi assim com o Salão de Minas, que acaba de ser realizado, com o apoio do governador Antonio Anastasia e da secretária Erica Drumond, em Santa Catarina e no próprio Rio Grande do Sul. Enfim, um pipocar de eventos que mostram a necessidade de integração para transformar destino em produto.

No caso do Rio, devemos destacar que o interior sofre com a força gravitacional da capital, que como cidade internacional é um destino além-fronteiras. A cidade balneária ofusca naturalmente os destinos de serra, das regiões dos lagos, enfim, um Rio que não é só para os paulistas e brasileiros dos quatro cantos do país, mas é um destino principalmente para os cariocas, já que a cidade do Rio é o terceiro mercado emissor de turistas do Brasil.

Neste aspecto, o presidente da TurisRio, Nilo Sergio Felix, acerta em apostar suas fichas no Salão de Turismo do Rio. O efeito de integração é surpreendente e supera qualquer planejamento ou conversa de gabinete.
A secretária de Turismo e Esportes, Marcia Lins e o governador Sergio Cabral apoiam a ideia do Salão por compreenderem a sua importância para consolidar o estado como destino de forma global e, para isso, contam com a presença de jornalistas de vários estados, além de estrangeiros, entre eles Salvador Alves Dias, de Portugal, que se desloca de Lisboa especialmente para Paraty.

O Rio já tem o seu salão e deve aproveitar a proximidade da realização do Salão Nacional, agora em maio e migrar boa parte de suas atrações para o mercado paulistano. Neste contexto, deve-se registrar o trabalho histórico desenvolvido por Nilo Felix com “O Rio é de Vocês”. Outro trabalho pioneiro, que a exemplo do que Zuanazzi, Tania e Isabel fizeram, também ocupa o papel de uma matriz que vem sendo copiada por outros estados.
O Jornal de Turismo dá o seu apoio incondicional ao Salão do Rio e, por ser um veiculo nacional com a sua origem carioca, irá dedicar na próxima edição uma ampla cobertura ao produtos lançados na edição 2010.

Se na capital olímpica o dever de casa vem sendo com a integração com o trade através de uma determinação pessoal do prefeito Eduardo Paes e do secretário Antonio Pedro, no estado a TurisRio com a sua equipe de competentes e bravos funcionários estão se mobilizando, em parceria com os conventions bureaux, devendo-se destacar a importância da articulação e presença de Paulo Senise para que o Salão tenha continuidade nos próximos anos. A sua existência é fundamental, passa a ser um oxigenador e a grande vitrine que o estado precisava.

Finalmente deve-se destacar o apoio do Ministério do Turismo, através do seu secretário de Políticas do Turismo, Carlos Silva e do seu  antecessor Airton Pereira, que por ser fluminense soube incentivar que o Rio adotasse o modelo vitorioso do Salão. Todos os dois deram continuidade às sementes plantadas pelo primeiro secretário nacional de políticas, Milton Zuanazzi. Um trabalho de equipe, onde a continuidade de uma política de estado faz com que o turismo nacional e o regional tenham suas vitrines.

Cláudio Magnavita,  presidente da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), membro do Conselho Nacional de Turismo e presidente da Aver Editora