Pin It

O novo restaurante brasileiro a entrar no Latin America's 50 Best Restaurants é o Oteque, localizado que fica no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. O chef Alberto Landgraf abriu o restaurante esse ano, depois de passar dois anos construindo o empreendimento. Além da primeira vez na lista, sua entrada foi uma das mais altas do ano.

Em 2016, Landgraf anunciou a saída de seu antigo restaurante, Epice, que esteve nas edições do Latin America's 50 Best Restaurants de 2013 a 2015. Buscava um novo conceito para mostrar suas técnicas, novos ares, e acabou mudando-se para o Rio de Janeiro.

O projeto do Oteque foi feito especialmente para tornar o espaço íntimo, com mesas limitadas e ambientação confortável. O nome do restaurante vem do sufixo "lugar de...", como na palavra biblioteca. O Oteque fica à poucos minutos da beira do mar, recebendo peixes diretamente dos pescadores da região.

Alberto Landgraf serve uma culinária contemporânea natural, transformando o que é simples em sofisticado. A maior parte do menu é sazonal, mas seu foco principal são peixes e frutos do mar, aparecendo com mais frequência do que outros tipos de carnes, em conjunto a vegetais e legumes.

Ele estudou em Westminster Kingsway College, em Londres. Trabalhou com grandes chefs, como Tom Aikens e Gordon Ramsay. Alberto Landgraf nasceu no interior do Paraná, assim como Manu Buffara, chef-proprietária do restaurante Manu, ganhador do Miele One To Watch Award do Latin America's 50 Best Restaurants.