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A WTM Latin America 2019 abriu as portas, nesta terça-feira (02), em São Paulo, com mais de 600 expositores nacionais e internacionais e um público esperado de nove mil profissionais de 50 países do setor de turismo. A expectativa para os três dias do evento é a geração de US$ 374 milhões em novos negócios.

Durante a cerimônia de abertura do evento, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou o atual momento do turismo brasileiro, com a priorização da atividade pelo Governo Federal. Para ele, a WTM é uma importante plataforma para mostrar ao mundo a nova fase da atividade no país.

O ministro lembra que, nos primeiros 100 dias do governo, a cadeia produtiva do turismo celebrou conquistas históricas, algumas com mais de 15 anos de discussão, como a isenção de vistos para quatro países considerados estratégicos, além da abertura do capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais, atualização da Lei Geral do Turismo e a entrada das empresas aéreas de baixo custo no país.  

A transformação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em uma agência de promoção turística, mais moderna e com a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada para potencializar o orçamento para promoção internacional do turismo brasileiro também foi defendida pelo ministro em seu discurso como uma das ações em aberto para o avanço em questões importantes, como a redução do Custo Brasil e a redução do déficit da balança comercial do turismo.

Para o presidente interino da Embratur, Leônidas Oliveira, as reformas comandadas pelo ministro serão fundamentais para o reposicionamento do Brasil no competitivo mercado turístico internacional.