Pin It

A reunião de alinhamento aconteceu durante a WTM Latin America 2019, importante feira do setor que se estende até quinta-feira (4), em São Paulo. O desenvolvimento do Turismo Fluvial entre Brasil e Paraguai foi a pauta central do encontro, realizado nesta terça-feira (2) entre o presidente interino da Embratur, Leônidas Oliveira, o ministro do Turismo do Brasil, Marcelo Álvaro Antônio e a ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Afara. O potencial do continente para o segmento foi destacado pelas autoridades e a ideia é a criação de um grupo de trabalho conjunto para avançar no tema. 

A criação do grupo de trabalho, que deverá contar com a participação de instituições públicas ligadas ao trânsito fronteiriço, partiu do ministro Marcelo Álvaro Antônio que considera importante ampliar o diálogo para o melhor aproveitamento do potencial fluvial da região para o turismo.

O presidente interino da Embratur destacou a criação de diretrizes especiais para facilitar a imigração nas rotas turísticas fluviais na região, incluindo a Argentina, já que o potencial fluvial se estende entre os três países, pelos rios Paraná e Iguaçu.  

A ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Afara se mostrou confiante no avanço da pauta com a aproximação entre os dois países já que, segundo ela, será a primeira vez que uma equipe conjunta entre Brasil e Paraguai será criada para debater o Turismo Fluvial.

A formalização da equipe de trabalho e o início das tratativas devem acontecer durante o Encontro dos Ministros do Mercosul, nos 25 e 26 de abril, em Porto Iguaçu, na Argentina.