Pin It

A convite do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu Índia Vanuíre- instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – participará da 17ª Semana Nacional de Museus. A edição tem como tema Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições, que proporá reflexões sobre a importância dos espaços para o desenvolvimento e fortalecimento das instituições e das memórias abrigadas por elas.

No Museu Índia Vanuíre, em 14 e 15 de maio, os visitantes participarão de uma palestra com a equipe do espaço. O objetivo é difundir o trabalho produzido dentro da instituição, fundamental para preservar as gerações museológicas.

Na quinta-feira (16), será realizada uma mesa-redonda com os indígenas das etnias Kaingang, Krenak e Terena e moradores da Terra Indígena Vanuíre. Eles estarão no Museu para falar sobre os trabalhos gerados pelas culturas visando às tradições.

#MuseumWeek

Simultaneamente, o Museu Índia Vanuíre também terá uma programação para o #MuseumWeek. Essa iniciativa convida o público a compartilhar as experiências nos museu nas redes sociais. Em Tupã, eles poderão conhecer os bastidores do equipamento por meio de um passeio cultural. Os visitantes serão divididos em equipes para conhecer o setor administrativo e a reserva técnica. A ação acontecerá na terça-feira (14), às 9h e às 15h.

No dia 15 de maio, o público será convidado a participar de Caça ao Tesouro. Eles serão estimulados a encontrar fotos de acervo que estarão escondidas e após encontrá-las deverão identificar onde a imagem está expost. O ganhador levará de brinde para casa um artesanato confeccionado por um indígena.

Outra atividade será a confecção de um porta-retrato de E.V.A, no sábado (18). Elaborado e executado em parceria com os educadores do Museu, os visitantes poderão compartilhar fotos do objeto com a hashtag #PhotoWM.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Outras informações pelo telefone (14) 3491-2333.