Pin It

Na próxima segunda-feira (27), a partir das 18h, a Câmara Municipal vai realizar audiência pública sobre o Turismo Rural em Petrópolis. O turismo é considerado hoje a principal atividade econômica, a maior indústria existente, superando outras como a automobilística, eletrônica e petrolífera.

De acordo com o Ministério do Turismo, Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas realizadas no espaço rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a seus produtos e serviços, e promovendo a manutenção dos bens culturais e naturais.

Autor da proposta dessa audiência pública, o vereador Antonio Brito, presidente da comissão de Turismo da Câmara Municipal, defende que o turismo é importante, mas antes da cidade estar preparada para receber os turistas, ela deve estar preparada para os próprios moradores. “O turismo é a solução para diversos problemas econômicos e sociais. Mas, se não for planejado e gerido de forma correta ele pode ser prejudicial para a comunidade local. A audiência pública é justamente para isso: para identificarmos os problemas a partir da própria comunidade. Os agricultores que integram os circuitos de turismo rural em Petrópolis precisam ser ouvidos, e é de grande importância a participação de todos”, explica Brito, acrescentando que o turismo rural é uma forte ferramenta de combate ao êxodo rural, pois cria novas oportunidades, principalmente, para os jovens que vivem do campo.

Entre assuntos a serem debatidos estão atividades e serviços relacionados aos deslocamentos, transportes, alojamentos, alimentação, circulação de produtos típicos, atividades relacionadas aos movimentos culturais, visitas, lazer e entretenimento.

Convidada a participar da Audiência Pública, a Seappa – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, diz que a intenção do secretário Eduardo Lopes é colaborar para o desenvolvimento de todos os modelos do agronegócio no estado. “Nosso objetivo é apoiar a estruturação de roteiros turísticos que contemplem a agricultura familiar e a inserção de seus produtos - alimentos, bebidas, artesanato - no mercado turístico - meios de hospedagem, bares, restaurantes e lojas”, defendeu o coordenador de Turismo Rural da Seappa, Pablo Kling.

Um dos principais nomes do marketing em turismo, Ernesto Melgar, explica que o turismo é uma atividade econômica que influencia em todas as atividades produtivas de um país ou região. Como tal, o turismo tem papel fundamental nas atividades agrícolas, comerciais e industriais e, conseqüentemente, é um expressivo colaborador no desenvolvimento de todos os segmentos da sociedade.

Serviço:

Audiência Pública sobre os entraves ao desenvolvimento do Turismo Rural em Petrópolis

Dia: 27/05/2019
Horáirio: 18h
Local: Palácio Amarelo – Câmara Municipal de Petrópolis – Praça Visconde de Mauá 49, Centro.