Pin It

Na manhã desta sexta feira, 19, a Seappa participou do Seminário de Desenvolvimento Regional de Agronegócios, em Cardoso Moreira, cidade do noroeste do estado, com a palestra "sensibilização para o turismo rural", ministrada pelo coordenador de turismo rural, Pablo Kling.

Para o secretário executivo do Cidenf (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense), Vinícius Viana, " a agricultura, pecuária e pesca, além de atividades de maior características da região, com a queda dos royalties do petróleo, é preciso fomentar estes setores para que não fiquemos na dependência de uma única atividade econômica. Essa diversificação passa pelo agronegócio e pelo turismo rural", disse Vinícius.

De acordo com o prefeito de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira, sediar o seminário que é organizado pelo Cidenf, é ter parceiros próximos, pois a cidade está formatando roteiros de turismo rural, e precisa de todo apoio no momento, porque potencial já possui. "Cardoso Moreira tem muito potencial e muitos atrativos para desenvolver o turismo rural. Vamos apoiar estas ações porque representam o aumento da renda das famílias agricultoras", declarou o prefeito.

Coordenador de turismo rural da Seappa, Pablo Kling, apresentou a importância da agricultura familiar integrar os roteiros turísticos rurais, e falou também sobre a necessidade de participação das comunidades na criação destes roteiros. "As comunidades e associações de produtores devem participar das discussões e de todo processo de organização dos roteiros. Pois nem toda prática turística que ocorre no espaço rural não são, necessariamente, Turismo Rural. É preciso o comprometimento com a produção agropecuária, agregando valor aos produtos e serviços da ruralidade", defendeu Kling.