Pin It

Inaugurado em dezembro de 2004, o hotel Parador Lumiar celebra os seus 15 anos em grande estilo. Pertencente à Associação de Hotéis Roteiros de Charme, o estabelecimento conquistou os hóspedes com uma estrutura primorosa, serviço impecável e uma proposta de gastronomia farm to table que aposta no uso de ingredientes orgânicos colhidos diariamente na horta do hotel.

Hóspedes e visitantes poderão conferir até fevereiro de 2020 duas opções de menu assinados pelo chef Isaías Neries, consultor gastronômico do hotel há 13 anos. O primeiro, à la carte, resgata 30 receitas - de entradas a sobremesas - que fizeram parte da história do restaurante e contam sobre a evolução da cozinha.

O chef volta à cena com clássicos como o risoto de rabada desfiada com agrião, do menu de 2007; o nhoque de taioba e cará com mussarela de búfala e noz moscada ao molho de tomate confit, criação do chef de 2012; o bacalhau cozido no azeite sobre moyashi com cebola marinada, em cartaz em 2011; o joelho de porco com purê de batata doce roxa, maçã e chucrute; o nhoque de batata doce roxa com canela e parmesão, e o inesquecível doce de leite na xícara, resgatado do cardápio de 2006.

Já o Menu Degustação do Chef está disponível exclusivamente no jantar, mediante reserva, e inclui seis passos (R$ 120 por pessoa). O serviço começa com um amuse-bouche surpresa. De entrada, ravióli de tapioca com queijo brie, taioba e geleia de pimentas da horta, criado para o cardápio de 2015. De primeiro prato, tortellini de capuchinha recheado com tomate confit e finalizado com manteiga de beterraba, estrela do menu de 2014.

Em seguida, steak au poivre com batata sauté e molho de conhaque, receita criada pelo chef em 2011. O menu inclui ainda uma pré-dessert surpresa e, de sobremesa, coca-inhame de forno, doce que mais fez sucesso no restaurante em 2013. Feito com coco fresco, inhame e fava de cumaru, é servido em uma cuia de coco seco. Finalizando a refeição, chás de ervas frescas da horta preparados com folhas como capim limão, melissa, vique, menta, poejo, erva doce e cidreira.

Sobre o chef Isaías Neries

No comando da cozinha do hotel Parador Lumiar desde 2006, o chef Isaías Neries se divide ainda entre festivais de gastronomia no Brasil e no mundo. Isaías começou cedo na cozinha. Baiano de Santo Amaro da Purificação – terra da família de Dona Canô -, é o mais novo de dez irmãos e veio ainda criança para o Rio. Aos 19 anos atuou como cozinheiro no Carême Bistrô onde rapidamente se tornou braço direito da chef Flavia Quaresma, de quem foi subchef e com quem atua ainda hoje em festivais.

Quando pisou no Parador Lumiar pela primeira vez, a ideia era passar apenas 15 dias prestando uma simples consultoria. Lá se vão 13 e muitos cardápios, sempre valorizando o frescor dos produtos. Grande parte dos insumos é colhida na horta orgânica do hotel. Como não levam nenhum tipo de adubo artificial, a disponibilidade varia de acordo com as estações. Ao longo do ano é possível encontrar na horta do Parador Lumiar temperos, legumes e frutas entre mais de 50 variedades.