Pin It

O ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio, em passagem pelo Rio Grande do Sul na quarta-feira (31), ressaltou que o programa federal destinado a fomentar o turismo terá investimento no Estado de R$ 2,6 milhões. O valor será distribuído entre 12 municípios para viabilizar ações de atração de investimentos, benchmarking, concepção de projetos, entre outras.

Os destinos estaduais selecionados pelo Ministério do Turismo são: Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado, Jaquirana, Nova Petrópolis, Porto Alegre, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e São Miguel das Missões.

"O momento é de austeridade, a gente tem que compreender que o contingenciamento na verdade foi necessário por parte da área econômica. Basta-nos compreender e utilizarmos da criatividade para a gente desenvolver o setor do turismo", disse o ministro, sobre o contingenciamento de R$ 100 milhões definido um dia antes pelo setor econômico para o Ministério do Turismo.

O programa é realizado em parceria entre o ministério, o Sebrae e a Embratur. Na mesma cerimônia, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo anunciou o programa Turismo RS, que, segundo a pasta, se trata da "proposta de governo" para a área. O programa, ainda segundo a secretaria, tem como objetivo "desenvolvimento, promoção e atração de turistas para o Rio Grande do Sul".

Ainda de acordo com o governo do Estado, haverá linhas de crédito junto aos bancos de desenvolvimento do Estado para fomentar o turismo. O valor das linhas de crédito não foi definido.