Ocupação hoteleira de Petrópolis durante o Carnaval de 2025 chegou a 93,66%
Petrópolis possui a maior rede hoteleira da região, com 6.584 leitos, distribuídos em 106 hotéis e pousadas.
Petrópolis possui a maior rede hoteleira da região, com 6.584 leitos, distribuídos em 106 hotéis e pousadas.
Mais de 400 turistas, nacionais e estrangeiros, foram ouvidos em locais como a Praça da Liberdade e o Palácio de Cristal. A cidade possui sete CITs, além...
Espaço será inaugurado este mês em meio ao charmoso centro histórico da cidade
Levantamento em seis destinos baianos visa qualificar a experiência dos visitantes e planejar o próximo Carnaval.
Cidade terá desfiles de 48 cortejos por diversas regiões até o fim desta segunda-feira (03/03)
Petrópolis se prepara para a tradicional Festa do Colono Alemão com prêmios e experiências exclusivas para a Rainha e Princesas.
Executivo acumula experiência de mais de 30 anos na área, tanto no Brasil como no exterior.
Resort oferece infraestrutura completa de lazer, gastronomia e bem-estar, além de ser referência em eventos e congressos.
Degustação, que aconteceu nos dias 17 e 20 de fevereiro, durante a Movelsul 2025, foi realizada no lobby do hotel.
Destino Bahia é promovido nos Estados Unidos e tem destaque na mídia internacional.
Descubra cinco lugares imperdíveis para conhecer em Tijucas do Sul (PR).
Ao longo de sete dias essa experiência única de vivência é realizada em parceria entre a Auroraeco, operadora de luxo pioneira em viagens culturais...
Com o objetivo de gerar indicadores capazes de orientar o desenvolvimento de políticas públicas e possibilitar a identificação de áreas que podem ser priorizadas ou aprimoradas, a Setur (Secretaria de Turismo) elegeu destinos indutores do turismo regional no Rio Grande do Sul, além dos já definidos pelo Ministério do Turismo.
Para medir o índice de competitividade desses destinos, a FGV (Fundação Getúlio Vargas), em parceria com a secretaria, irá percorrer várias regiões do Rio Grande do Sul no período de 30 de janeiro a 10 de fevereiro. Serão visitadas as cidades de Passo Fundo, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Bagé, Ijuí e Torres.
De acordo com a secretária de Turismo, Abgail Pereira, a escolha por esses municípios se deve ao fato de serem os maiores de cada região turística. "Fizemos essa opção, excluindo Gramado, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Pelotas e São Miguel das Missões, que são destinos indutores e onde já foram realizados os estudos de competitividade. Diversos critérios foram utilizados para a seleção, como concentração de serviços turísticos, PIB do município e população, entre outros. A partir do que for coletado, poderemos identificar com mais ciência as debilidades e as potencialidades de cada destino e o quanto ele contribui para o turismo regional", afirma.
A próxima etapa dos estudos será realizada no segundo semestre de 2012, quando outros municípios gaúchos serão avaliados.
Índice de Competitividade
Em 2007, teve início o Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, primeira abordagem a medir a competitividade de destinos turísticos. Elaborada pelo Ministério do Turismo, Sebrae e FGV, a metodologia nasceu com o desafio de gerar indicadores a fim de monitorar a evolução dos destinos turísticos.
Após três anos de aplicação, o estudo passou a ser denominado Índice de Competitividade do Turismo Nacional - 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, que se consolidou como um indicador que permite o acompanhamento da capacidade de um destino de evoluir em relação a si mesmo.
Cronograma de visitas da FGV no Estado:
Passo Fundo: 30/01 a 03/02
Cruz Alta: 30/01 a 03/02/12
Santa Cruz do Sul: 30/01 a 03/02
Santa Maria: 06/02 a 10/02
Bagé: 06/02 a 10/02
Ijuí: 06/02 a 10/02
Torres: Março