No último sábado (4), o jornal “O Globo” publicou em sua capa uma imagem do Cristo Redentor com um colete à prova de balas. Embora esteja claro que se trata de um protesto contra os problemas de segurança, a ABIH-RJ considerou um desserviço para o Turismo.

Por isso, a entidade preparou uma carta (segue abaixo), enviada para os editores do “O Globo”, repudiando tal ação.

“Em nome da indústria do turismo, que representa cerca de 10% dos empregos gerados em nosso país, segmento econômico ainda mais relevante no Estado do Rio de Janeiro, registro aqui o nosso lamento pela capa da edição do jornal O Globo deste sábado, dia 04 de agosto.

Não queremos esconder o sol com a peneira, muito menos que os meios de comunicação ignorem os problemas de segurança que enfrentamos hoje. Consideramos que a conscientização e discussão das causas e consequências desta realidade tão brutal deve contar com o espaço editorial da imprensa para que a sociedade e o poder público identifiquem e implantem as melhores soluções.

No entanto, uma imagem como a estampada na capa do jornal de hoje com certeza exponencia a repercussão do problema não só nós principais mercados emissores do Brasil como, com certeza, correrá o mundo. A estátua do Cristo Redentor é um símbolo conhecido em todo o mundo. E sua imagem, associada à violência, não deveria ser utilizada.

Isto significará ainda menos visitantes, ainda menos congressos e feiras profissionais em nosso país, estado e cidade.

A indústria do turismo impacta diretamente mais de 50 atividades econômicas. Praticamente todas vem atuando em um cenário de crise, eliminando postos de trabalho, reduzindo o recolhimento de impostos, desmobilizando o consumo de produtos e a contratação de serviços.

Será que esta é a melhor contribuição que um dos principais jornais de nosso país pode dar para o enfrentamento do problema e a busca de soluções que cidadãos e empresários que moram no Rio tanto esperam? ”

 

Alfredo Lopes

Presidente da Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro e do Sindicato dos Meios de Hospedagem - SindHotéis RIO