Pin It

O centro da capital paulista reúne uma série de marcos históricos e prédios antigos com uma arquitetura singular. Nos últimos anos, ações têm incentivado a população e os turistas a reocupar esse espaço tão importante para a cidade. É possível conhecer os principais pontos turísticos do centro em um roteiro a pé - uma ótima opção de lazer para as férias de julho.

Perto da Praça da República, estão dois dos mais emblemáticos edifícios de São Paulo: o Copan, projetado por Oscar Niemeyer, e o Edifício Itália. Para admirar uma das melhores vistas de São Paulo, as visitas à cobertura do Copan acontecem de segunda a sexta, às 10h30 e às 15h30. São guiadas e gratuitas.

Siga para o famoso cruzamento entre as avenidas Ipiranga e São João e, em frente ao Largo do Paissandu, visite a Galeria do Rock, com suas lojas de discos de vinil, CDs e camisetas de bandas. Ali perto fica o belíssimo Theatro Municipal, palco da Semana de Arte Moderna de 1922. O local promove visitas guiadas gratuitas de quarta a sábado.

Ao lado, está a Praça Ramos de Azevedo, com sua fonte e estátuas de bronze e mármore. Depois, atravesse o Viaduto do Chá, sobre o Vale do Anhangabaú, até o Centro Velho. Nessa parte mais antiga, visite o Centro Cultural Banco do Brasil, um dos prédios mais bonitos do centro e que recebe várias exposições temporárias.

Primeiro arranha-céu da América Latina, o Edifício Martinelli data de 1929 e é um dos maiores símbolos da arquitetura de São Paulo. Seu mirante na cobertura foi recentemente reaberto para visitas, que são gratuitas e acontecem todos os dias. Outro prédio histórico é o Edifício Altino Arantes, antigo Prédio do Banespa e atual Farol Santander, que abriga exposições, um café e um mirante. Perto dali, visite também o Mosteiro de São Bento.

Depois, não deixe de passar pelo Pateo do Collegio, local da fundação de São Paulo em 1554. Ali estão o Museu e a Capela Padre Anchieta. Vale conhecer também o Solar da Marquesa de Santos, casarão do século XVIII que hoje abriga o Museu da Cidade. Mais alguns passos vão te levar até a Praça da Sé, onde estão o Marco Zero da cidade e a Catedral da Sé.