Edição ampliada do Salão no Rio substituirá a ausência do Salão Nacional. O secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro, abriu a reunião apresentando o novo vice-presidente da TurisRio, Nauro Grehs.

Cerca de 100 representantes de secretarias municipais de turismo, conventions bureau e empresários participaram hoje, terça-feira, 7/08, da reunião de apresentação do Salão Estadual de Turismo 2012. Este ano o evento será realizado em conjunto com a Brite – Brazil International Tourism Exchange no Cais do Porto de 28 a 30 de setembro. Entre os focos estratégicos do evento estão afirmar o Rio de Janeiro como principal destino brasileiro; incluir o evento no calendário internacional, como principal evento de turismo do Brasil e fortalecer o setor de turismo através de fóruns, debates, palestras e congressos.

O secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro, abriu a reunião apresentando o novo vice-presidente da TurisRio, Nauro Grehs. Em seguida agradeceu a presença maciça dos representantes do turismo do interior, enfatizando que esse é o caminho para o fortalecimento da política pública para a interiorização do turismo.

- Todos nós temos a consciência de que estamos às vésperas de grandes eventos que trarão para o nosso Estado milhões de visitantes. Daí a importância de valorizamos, cada vez mais, o interior fluminense. Neste próximo Salão teremos, mais uma vez, a oportunidade de mostrar não só os nossos atrativos, como também os equipamentos e a infra-estrutura turística.

Ronald Ázaro lembrou ainda que o setor de turismo é um dos mais significativos na cadeia produtiva. Atualmente um em cada 11 trabalhadores está ligado diretamente à atividade. O turismo movimenta cerca de 50 setores e é responsável por cerca de 4% do PIB do Estado do Rio de Janeiro, o que corresponde a R$ 319 bilhões.

O evento, que este ano terá como tema as cores e os sabores do Brasil, ocupará uma área de 10 mil metros quadrados e gerará mais de 4.500 empregos diretos e indiretos. Serão cerca de 40 palestras e 26 shows e apresentações culturais durante os três dias de realização. O Salão Estadual de Turismo/Brite terá um investimento de R$ 8 milhões e a expectativa é que sejam gerados R$ 800 milhões em negócios.

Segundo Jerônimo Vargas, diretor da Brite, o principal objetivo do evento, nesta próxima edição, será consolidar o Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro – Brite como o principal encontro de turismo do calendário internacional.

- Vamos atrair os mais importantes operadores internacionais, principalmente de mercados que não vendem o destino Brasil, como a Ásia, transformando o encontro no principal evento de turismo da América Latina. Estamos unindo forças para fortalecer o turismo fluminense.

As secretarias municipais de turismo poderão participar do evento gratuitamente. Cada município terá direito a um estande de 30m2, montado e cenografado com mobiliário básico. Na ocasião foi distribuído um termo de adesão que, após ser preenchido e entregue, garantirá a participação do município no evento. Entre as 50 mil pessoas que estão sendo esperadas para o evento estarão operadores de turismo, profissionais da indústria do turismo, secretarias de turismo, estudantes, jornalistas, formadores de opinião e visitantes.

O Salão Estadual de Turismo – Brite 2012 será realizado nos Armazéns 1, 2 e 3 do Cais do Porto. O armazém 3 será dedicado exclusivamente ao turismo do Estado do Rio de Janeiro.