Secretário Roberto de Lucena do turismo de São Paulo estará presente

 

No dia 20 de agosto, a cidade de Registro receberá a “Caravana do Turismo” e o “Gabinete Itinerante”, da Secretaria de Turismo de São Paulo, com a presença do secretário Roberto de Lucena, que irá difundir a regulamentação da Lei 1261, projeto de Lei complementar nº 32/12, que prevê a ampliação do número de municípios beneficiários com os recursos vinculados ao Fundo de Melhorias das Estâncias. A ação institui que 140 municípios paulistas serão de interesse turístico.

Todas as cidades, exceto as Estâncias, concorrerão a esse grupo e para participar deverão preencher os seguintes critérios: ter potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação, de transporte, de segurança e de informação e receptivo turísticos; plano diretor de turismo, expressivos atrativos turísticos com acessos adequados e infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos.

O objetivo da “Caravana do Turismo”, comandada pelo secretário Lucena, é ajudar os governos locais a atender aos critérios acima e adequar suas cidades para que as mesmas estejam aptas a serem reconhecidas como “de interesse turístico”.

“Não existe outro ambiente nacional tão favorável para o desenvolvimento do turismo como em São Paulo, por tudo o que o Estado oferece, especialmente no Vale do Ribeira”, garante o secretário. “São mais de um milhão de empregos diretos e mais de dois milhões indiretos atualmente em solo paulista, movimentando até 56 setores da economia”, complementa Lucena.

A Caravana do Turismo não tem custo para inscrição, terá a participação de prefeitos, vereadores, secretários municipais de turismo, estudantes e empresários. E conta com a organização da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), o apoio da CODIVAR (Câmara Técnica de Turismo do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira), da Frente  Parlamentar  Mista  do  Congresso Nacional em Defesa do Turismo, da Frente Parlamentar Paulista do Turismo e dos municípios de interesse turístico, da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira, da Alesp, SOS Mata Atlântica, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria do Meio Ambiente.

Logo após a abertura da “Caravana do Turismo”, será instalado o “Gabinete Itinerante”, que tem o objetivo de dialogar com a governança regional, reunindo lideranças interessadas em fomentar a atividade turística e desenvolver uma agenda de trabalho em comum. A ação agiliza encontros e encurta distâncias.
 

Siga-nos