Segundo levantamento da SPTuris, 57% das pessoas que frequentam o evento praticam exercícios físicos em parques, praças e na rua

Incentivo à prática esportiva e ocupação de espaços públicos ao ar livre são alguns dos objetivos da Virada Esportiva, que acontece neste final de semana (24 e 25 de outubro) em 416 locais da capital paulista e 130 modalidades diferentes, realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme), com apoio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos). 

E segundo pesquisa realizada durante o evento no ano passado pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da SPTuris, 57% das pessoas que frequentaram as atividades costumam praticar esportes regularmente em parques, praças ou na rua.

Outro dado da pesquisa mostra o fator de integração desse tipo de evento, pois praticamente 85% dos entrevistados foram acompanhados de uma ou mais pessoas, incluindo grupos de entidades. Além disso, quase dois terços estavam acompanhados de menores de 18 anos.

Embora a Virada Esportiva tenha algumas atividades contemplativas, nas quais o público apenas assiste às apresentações, nas últimas edições, a organização da Seme tem valorizado ainda mais a participação das pessoas na programação. No estudo de 2014, cerca de 42% do público foi praticar ou assistir aos esportes. 

Siga-nos