Por: Fábio Zanini

Um dos temas debatidos pelo Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana, do Ministério do Desenvolvimento Regional, para mitigar no longo prazo o rombo no setor de transporte de passageiros no país é a elaboração de um Código Nacional de Transporte Público.

A proposta está em um diagnóstico da pasta intitulado "Revisão do Marco Legal do Transporte Público Coletivo" e indica possíveis ações do governo federal.

O código serviria para definir formas de financiamento, de indução a formação de uma gestão metropolitana nas grandes capitais e modernização do setor, que passa por uma crise severa agravada pela pandemia.

O diagnóstico também aponta para a necessidade da criação de um padrão nacional de referência do transporte público por meio de um índice de qualidade

O diagnóstico foi encaminhado às entidades que integram o Fórum e deve ser debatido em reunião prevista para o dia 4 de fevereiro.

O encontro também deve analisar a proposta de vale transporte social para diminuir o rombo nos contratos entre os municípios e as empresas de ônibus.

- Norwegian Cruise Line apresenta seu mais novo navio, o segundo da inovadora Classe Prima

- Norwegian Viva terá  porto base em quatro destinos mediterrâneos inesquecíveis neste verão do hemisfério norte -

 

Norwegian Cruise Line (NCL), inovadora em viagens globais de cruzeiros, com uma história de 56 anos rompendo fronteiras, deu hoje as boas-vindas aos primeiros hóspedes a navegar a bordo do novíssimo Norwegian Viva, o tão aguardado novo navio da empresa e o segundo da Classe Prima, que já embarcou em sua viagem inaugural de Veneza (Trieste), Itália.

 

Fazendo hoje uma grande estreia na Europa, o Norwegian Viva partiu para sua primeira viagem espetacular de nove dias pelo Mediterrâneo, levando visitantes de Veneza (Trieste), Itália a Lisboa, Portugal, com paradas em alguns dos destinos litorâneos mais incríveis da Europa, incluindo Salerno, na pitoresca Costa Amalfitana da Itália; Cannes ao longo da deslumbrante Côte d'Azur da França; e Ibiza, Espanha nas Ilhas Baleares, entre outros destinos soberbos. O Norwegian Viva fará, até novembro, uma seleção de viagens pelas Ilhas Gregas e pelo Mediterrâneo dignas de uma lista dos desejos, antes de fazer seu porto base em San Juan, Porto Rico, em dezembro, para uma temporada no Caribe.

 

“Neste verão, nossos hóspedes terão a oportunidade de explorar a Europa a bordo de nosso mais novo e magnífico navio, o Norwegian Viva, enquanto desfrutam de seu design espaçoso e bem equipado, experiências elevadas, amplas ofertas culinárias e a hospitalidade exclusiva da Norwegian Cruise Line fornecida pela melhor tripulação do setor. ”, disse David J. Herrera, presidente da Norwegian Cruise Line. “O slogan do Norwegian Viva é ‘Live it Up’, e não tenho dúvidas de que nossos hóspedes farão exatamente isso enquanto navegam para algumas das cidades mais animadas da Europa e do Caribe durante a temporada inaugural do navio.”

 

Espelhando o design do premiado navio irmão Norwegian Prima, o Norwegian Viva apresenta experiências de destaque a bordo, incluindo o Viva Speedway - a pista de corrida de três andares; Indulge Food Hall, um mercado de alimentos sofisticado que exibe 11 restaurantes exclusivos; os escorregadores mais rápidos no mar, The Drop e  Rush; e o Metropolitan Bar, da NCL, o exclusivo bar de coquetéis sustentável da indústria.

 

O design sofisticado e espaçoso do Norwegian Viva é elevado por uma ampla variedade de obras de arte em todo o navio, incluindo The Concourse, um multimilionário jardim de esculturas ao ar livre e uma peça de arte dinâmica e interativa de 15 metros de largura do contemporâneo artista digital britânico Dominic Harris. Criada exclusivamente para o Norwegian Viva, a obra de arte digital "Every Wing Has a Silver Lining" de Harris está em exibição no Metropolitan Bar e responde dinamicamente ao longo do dia ao movimento de passagem, criando envolvimento com o espectador. O Norwegian Viva também apresenta uma programação de entretenimento de classe mundial, encabeçada pela comédia indicada ao Tony Award® “Beetlejuice The Musical” e o icônico game show “Press Your Luck LIVE”, uma experiência imersiva em que o público participa para ganhar incríveis grandes prêmios.

 

Após a viagem inaugural do navio, o Norwegian Viva fará uma série de itinerários no Mediterraneo  e nas  Ilhas Gregas , antes de sua cerimônia oficial de batismo em Miami em 28 de novembro de 2023. . Luis Fonsi, artista premiado do Latin GRAMMY®e padrinho do Norwegian Viva , participará da celebração para nomear oficialmente o navio e terá a companhia da Rainha do Pop Latino, Paulina Rubio; Marcello Hernandez, membro do elenco de “Saturday Night Live” e natural de Miami; e o cantor Pedro Capó. O navio terá como porto base San Juan, Porto Rico, para uma temporada de viagens ao Caribe de dezembro de 2023 a março de 2024, com escalas para Tortola, Ilhas Virgens Britânicas; St. John's, Antígua; Bridgetown, Barbados; Castries, Santa Lúcia; Philipsburg, St. Maarten; e St. Thomas, Ilhas Virgens Americanas.

 

Em maio de 2024, o Norwegian Viva retornará à Europa, onde seus itinerários no Mediterrâneo oferecem uma oportunidade incomparável de experimentar a beleza e a cultura da Europa. Com uma média de 10,5 horas no porto, os viajantes terão mais tempo para explorar o destino, com menos dias no mar. Os hóspedes podem desfazer as malas uma vez, enquanto aproveitam a facilidade e o conforto de suas acomodações de viagem de classe mundial e a capacidade de acordar em um novo destino enquanto o navio os transporta de uma espetacular cidade europeia para outra.

 

Para obter mais informações sobre a premiada frota de 19 navios da Norwegian Cruise Line e itinerários mundiais, ou para reservar um cruzeiro, entre em contato com um profissional de viagens ou visite www.ncl.com.br

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Sobre a Norwegian Cruise Line

 

Como inovadora em viagens de cruzeiros globais, a Norwegian Cruise Line vem rompendo os limites dos cruzeiros tradicionais há 56 anos. Mais notavelmente, a linha de cruzeiros revolucionou a indústria, oferecendo aos hóspedes a liberdade e a flexibilidade de projetar suas férias ideais em sua programação preferida, sem horários de jantar e entretenimento determinados e sem códigos de vestimenta formais. Hoje, sua frota de 19 navios contemporâneos navega para aproximadamente 400 dos destinos mais desejáveis ​​do mundo, incluindo Great Stirrup Cay, a ilha particular da empresa nas Bahamas e seu destino turístico Harvest Caye em Belize. A Norwegian Cruise Line não apenas oferece serviço superior aos hóspedes da terra ao mar, mas também oferece uma ampla variedade de opções de entretenimento e refeições premiadas, bem como uma variedade de acomodações em toda a frota, incluindo cabines para viajantes individuais, suítes com varanda do clube, spa -suites e The Haven by Norwegian®, o conceito de navio dentro de um navio da empresa. Para obter informações adicionais ou reservar um cruzeiro, entre em contato com um profissional de viagens, ou visite www.ncl.com.br

Por: Gabriela da Cunha

A disputa pelos passageiros dos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim (Galeão) tem mobilizado esforços em diferentes sentidos pelo governo do Rio de Janeiro.
Enquanto a Secretaria Estadual de Turismo executa um estudo para propor a ligação entre os aeroportos via Baía de Guanabara com serviços de barcas, a Casa Civil concentra o trabalho para a concessão conjunta dos terminais ocorrer ainda em 2023.

O projeto de interesse turístico da pasta considera envolver a Barcas S/A, uma concessionária estadual, e usar as estações já existentes na Praça XV, no centro, e em Cocotá, no bairro da Ilha do Governador, para criar a linha de barcas Santos Dumont-Galeão. A intenção é permitir deslocamentos em torno de 20 minutos, sem enfrentar o fluxo do trânsito da Linha Vermelha. Hoje o tempo médio da ligação Praça XV a Cocotá é de 55 minutos, com três viagens ida e volta por dia apenas durante a semana.

"A ligação aquaviária, que já existe, inclusive com píers, será feita entre os dois aeroportos. Estamos no estudo preliminar para a partir daí transformar em projeto, ver a parte legal e depois a concessão dessa linha. O que vamos fazer é colocar o turista em um ambiente nobre da cidade, que é a baía de Guanabara", disse o secretário Estadual de Turismo, Sávio Neves, durante um evento da ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro). O estudo ainda está em fase preliminar, mas as vantagens do serviço têm sido amplamente defendidas pelo secretário em eventos.

Em nota, a pasta informou que após "a conclusão do estudo de interesse turístico, ainda sem prazo, e após o laudo de viabilidade, estabelecer ação integrada junto à Secretaria de Estado de Transportes e demais instituições envolvidas". Procurada, a CCR Barcas, que opera o serviço aquaviário atualmente, informou que desconhece a iniciativa da pasta.

A empresa do Grupo CCR assumiu o controle acionário da Concessionária Barcas S/A em julho de 2012 por meio da aquisição de 80% das ações. A concessionária das Barcas tem contrato com o estado até 2023. O tema da interligação entre os dois terminais voltou a ganhar visibilidade no ano passado, em meio às discussões sobre a privatização do Santos Dumont.

A execução de uma linha de metrô ou de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ligando um ponto central do Rio ao Galeão, como forma de tentar evitar o esvaziamento do aeroporto internacional, chegou a ser cogitada pelo então secretário-executivo-adjunto do Ministério da Infraestrutura, Felipe Queiroz.

A ideia seria realizar o projeto com investimento cruzado entre governo federal e estadual, usando recursos da outorga do SDU -então prevista para ocorrer na 7ª rodada de concessões, agendada para o próximo dia 18 de agosto. O serviço seria uma saída para conferir competitividade ao Tom Jobim sem, necessariamente, ter de limitar o número de voos e destinos a partir do Santos Dumont. Com a separação do SDU dos demais blocos de aeroportos, a discussão não avançou.
Na avaliação da Casa Civil do Rio, os aspectos relacionados à infraestrutura são importantes, porém, secundários para tornar os aeroportos atrativos para a iniciativa privada.

"A discussão de modais é acessória ao ponto principal que é vocação de cada aeroporto, como eles se complementam e a importância que têm para a economia. A questão de acesso por barcas ou metrô não é um ponto decisivo para garantir o equilíbrio e a viabilidade dos aeroportos, ainda que possa ser importante no futuro, mas de maneira complementar", avalia o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione.

Para ele, o modelo de concessão do novo edital para o leilão do bloco, composto pelos dois aeroportos, precisa garantir que as vocações individuais sejam respeitadas, sem que haja sobreposição de competências. O desfecho do destino dos terminais deve ser mais rápido do que o previsto inicialmente. Não só a licitação, mas também a assinatura do contrato para a concessão conjunta deve ocorrer ainda em 2023, segundo Miccione.

De acordo com a gestão do Rio, o governo federal está em fase de contratação da consultoria responsável por propor o modelo de concessão. "O estado vê a necessidade da vocação do Aeroporto Internacional ser respeitada sem prejuízo de uma complementariedade do SDU", disse Miccione. "O que também exige olhar para o Santos Dumont sem superdimensionar sua capacidade técnica. As questões precisam ser tratadas de maneira técnica para que não se criem artificialismos".