Evento acontece no Hotel Pestana Convento do Carmo

Hoje (4) e amanhã (5), o ministro da Cultura, Roberto Freire, preside a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no Pestana Convento do Carmo, em Salvador. O encontro, promovido pelo Ministério da Cultura, contará com a presença dos ministros de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além de representantes de Guiné Equatorial e Timor-Leste.

Criada em 1996, a CPLP é uma organização internacional multilateral de países lusófonos, cujo fundamento é a Língua Portuguesa, bem como o vínculo histórico comum entre as nove nações localizadas em um espaço geograficamente descontínuo. A CPLP constitui, em consonância com as diretrizes da política externa brasileira, foro prioritário de atuação do Ministério da Cultura (MinC) em sua área de competência.

Com o objetivo de aprofundar a cooperação entre os seus membros, serão debatidos na X Reunião temas como audiovisual – programa de maior êxito no âmbito da CPLP –, patrimônio cultural, língua portuguesa e a revisão do Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da CPLP. Espera-se o estabelecimento de instância formal responsável por coordenar políticas públicas relacionadas à proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural material e imaterial dos nove países de língua portuguesa.

Paralelamente ao encontro, também será anunciada a criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude, entre os governos de Brasil e Portugal, que deverá ter a estatura do Prêmio Camões de Literatura, mas voltado à literatura para crianças e jovens. Serão premiados anualmente autor e ilustrador dos países lusófonos. Além disso, devem ser apoiadas iniciativas internacionais de produção cultural.

“A data e a oportunidade das reuniões ganham especial importância porque, no dia 5 de maio, comemora-se o Dia da Língua Portuguesa e Cultura da CPLP”, explica o secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do MinC, Adão Cândido, que participará das reuniões.

Durante o encontro, Salvador ganhará o título de Capital da Cultura da CPLP. “A cidade foi escolhida pelo MinC por ter sido a primeira capital do Brasil, além de ser importante ponto de confluência de culturas européias, africanas e ameríndias e um centro de difusão da língua portuguesa nas mais variadas manifestações culturais”, explica Cândido.