Até 18 de fevereiro, programação leverá 480 blocos às ruas da cidade

Começa oficialmente neste sábado, 27 de janeiro, o Carnaval de Belo Horizonte. Dezessete blocos desfilarão no fim de semana, dando início à folia que até 18 de fevereiro levará às ruas da cidade 480 blocos em 550 cortejos. Com o início da programação oficial, já estarão disponíveis neste primeiro final de semana mais de mil banheiros químicos aos foliões.

Um dos destaques de sábado é o bloco Carna Flora, que se concentra às 11h no bairro Floramar, na Regional Norte, na rua José Soares, 147. O bloco foi fundado pela comunidade, com o intuito de mobilizar os moradores do bairro em torno da valorização do espaço público. O Carna Flora é um bloco que une pessoas de todas as idades e ilustra o movimento de descentralização que vem ocorrendo no Carnaval de Belo Horizonte.

No domingo, merece atenção o AfrOdum, que surgiu para participar do desfile oficial do Carnaval, à época na avenida Primeiro de Maio, na categoria Bloco Afro.  Depois disso, a categoria acabou extinta e o bloco ficou inativo até 2018, quando volta a desfilar, desta vez como bloco de rua. Seu retorno  tem como propósito o fortalecimento da cultura negra e de suas raízes, discutindo seu papel na sociedade. O bloco se concentra na avenida Brasil 944, em frente ao Colégio Arnaldo, a partir das 14h.

A relação completa dos blocos que desfilam no final de semana pode ser encontrada no aplicativo da prefeitura, já disponível para Android e iOS ou no site oficial do Carnaval de Belo Horizonte.