Evento faz parte da plataforma Fartura – Comidas do Brasil e reúne atrações gastronômicas em uma programação repleta de conhecimento e experiência 

Em 2018, a cidade de Tiradentes completa 300 anos e seu mais tradicional festival não deixaria de comemorar esse momento tão importante. Entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro, a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil realiza o 21º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, homenageando o tricentenário da cidade e sua gastronomia original. Grandes chefs mineiros serão as estrelas do evento.

De Penedo, na Serra da Mantiqueira, o chef João Fernandes, da Sr. Duiche Hamburgueria Gourmet, irá representar o estado do Rio de Janeiro no espaço Cozinha ao Vivo, na praça da Rodoviária. Ele irá preparar e servir o lanche Sr. Mineiro, sanduíche que leva hamburgúer de pernil. Na Praça da Rodoviária, também já estão confirmadas as participações dos restaurantes mineiros Albanos, Ro.Za Bistrô, A Favorita, Taberna Baltazar, Caê e Bitaca da Leste, entre outros Já na Praça Campo das Vertentes, as casas UaiThai, Via Destra, CasAzul, Gourmeco, Raiz Mineira Espaço Gourmet e Atrás da Matriz estão na programação. Além de estandes, este espaço recebe também uma Cozinha Ao Vivo.

Outro ponto da programação é o retorno dos luxuosos festins, que não aconteciam desde 2015. A pedido do público, os jantares retornaram e acontecem na Pousada Escola Senac. No dia 25 de agosto, quem presta a homenagem é Portugal, com o chef Luís Espadana, do português A Tasca da Esquina (SP) e o renomado Léo Paixão, do Glouton. O mineiríssimo Flávio Trombino, do tradicional Xapuri, assume a cozinha no dia 31 de agosto, com o paraense Saulo Jennings, de Alter do Chão. E o chef Ivo Faria, presença constante no Festival, cozinha com um convidado no dia 1º de setembro.

Haverá, ainda, aulas na Pousada Escola Senac, onde já estão confirmadas as participações de Eduardo Girão, com a história dos queijos da região do Campo dos Vertentes. Além disso, haverá a oportunidade conhecer (e experimentar!) receitas e produtos de chefs e produtores mineiros. A programação artística dá a trilha sonora perfeita, conjugada a restaurantes e eventos especiais, realizados por parceiros locais. A base da curadoria gastronômica é a Expedição Fartura – Comidas do Brasil que já percorreu o Brasil inteiro coletando informações sobre chefs, produtores, produtos, ingredientes, mercados e receitas.

Neste ano, os Festivais Fartura acontecem do Sul ao Norte, em todas as regiões do Brasil. No início de novembro, acontece a segunda edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil em Lisboa.  A presença dos Festivais Fartura em todas as regiões, assim como a amplitude de suas pesquisas e o detalhamento dos conteúdos produzidos, consolidam o Fartura – Comidas do Brasil como a mais completa plataforma e fonte gastronômica do país. Confira os números e mais informações logo abaixo. Para maiores informações acesse o site: www.farturabrasil.com.br