Ensaio sensual com pacientes de câncer de mama quer quebrar o tabu que ainda existe entre a doença e o prazer 

O grupo Invepar apoia o movimento internacional Outubro Rosa e, por meio do Instituto Invepar, realizará ações em suas empresas para a conscientização sobre o câncer de mama, com foco na detecção precoce da doença. Por isso, a estação Carioca do MetrôRio vai receber, a partir desta quinta-feira, 18/10, a exposição de fotos #50tonsderosa. Clicada pela fotógrafa Nana Moraes, a mostra retrata um ensaio sensual com quatro pacientes de câncer de mama. Falar sobre sexo e prazer ainda é uma questão delicada para pacientes com câncer e o objetivo da exposição, iniciativa da FQM, é quebrar o tabu sobre esse assunto.

Para a fotógrafa, as pacientes escolhidas para estrelar a campanha personificam a força feminina. O objetivo da campanha é ajudar mulheres portadoras de câncer de mama a redescobrirem sua sensualidade e voltarem a ter uma vida sexual ativa e saudável. 

A presidente da Fundação Laço Rosa, Marcelle Medeiros, lembra que o tratamento contra o câncer de mama é um golpe na vaidade das mulheres. “Na maioria das vezes, elas são submetidas a processos de mastectomia e perdem os cabelos. Isso tem um grande impacto na autoestima e, durante e depois do tratamento, muitas não conseguem voltar aos seus relacionamentos íntimos”, conta. De acordo com a Fundação, cerca de 60 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama no Brasil todos anos. A previsão é de que 1,5 milhão de novos casos da doença surjam a cada ano no mundo.

"O grupo Invepar acredita que é fundamental estimular a cidadania, e por isso receberá no MetrôRio essa exposição que celebra a força de pacientes de câncer de mama", destaca Zilma Ferreira, do Instituto Invepar.

A exposição, que permanecerá na estação Carioca do metrô até 31 de outubro, integra a campanha Outubro Rosa da Fundação Laço Rosa, que busca ajudar mulheres portadoras de câncer de mama a redescobrirem a sensualidade e voltarem a ter uma vida sexual ativa e saudável. Ao longo do mês, diferentes ações acontecerão nas empresas do grupo Invepar em apoio ao Outubro Rosa. Para saber mais sobre as outras atividades programadas pela Invepar, acessewww.invepar.com.br.