A feira auxilia no intercâmbio para evolução em idiomas estrangeiros e aprimoramento de carreira

Realizar um intercâmbio é uma oportunidade para evoluir em um idioma estrangeiro ou aprimorar a carreira – além do crescimento pessoal que a experiência proporciona. Antes voltados em sua maioria para quem estava saindo do ensino médio ou buscando uma formação acadêmcia no exterior, os intercâmbios hoje contemplam também cursos de pós-graduação, como MBAs e Doutorados, cursos de especialização, de férias, e de curta duração.

A EDUEXPO acontecerá no Rio de Janeiro na próxima terça-feira (12). O encontro reunirá quase 40 expositores entre representantes de agências governamentais, escolas e universidades espalhadas pelo mundo, e de agências de intercâmbio do Brasil. O Canadá – região mais procurada pelos brasileiros para intercâmbio – terá um pavilhão exclusivo, destacando as ofertas disponíveis em escolas de idiomas, universidades, centros de ensino médio e instituições técnicas canadenses.

No país, a EDUEXPO é a única do segmento a contar com os órgãos oficiais desse governo e também da França. A edição carioca apresentará 7 palestras e seminários sobre o funcionamento de programas para estudar nesses destinos e, ainda, nos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Alemanha, Espanha, Suécia, Hungria, Coreia do Sul e África do Sul.

O setor de intercâmbio no Brasil movimentou US$ 2,7 bilhões em 2017, o que representa crescimento de 23% sobre o ano anterior, e alcançou a marca inédita de 302 mil estudantes brasileiros no exterior. Os dados são da Belta (Associação das Agências de Intercâmbio). A Associação também indica uma tendência na contratação de intercâmbio por pessoas com mais de 50 anos, público que representava 2,6% de todos os contratos do segmento em 2016 e passou a ocupar uma fatia de 7,9% em 2017. De acordo com a Belta, os números de 2018, ainda em fase de consolidação, devem seguir essa tendência de crescimento.

A estimativa da EDUEXPO é crescer em 20% o número de visitantes na comparação com a edição de 2018. “Com a perspectiva de melhora na economia do país, acreditamos que muitos brasileiros irão retomar projetos de intercâmbio e estudos no exterior”, ressalta Daniela Ronchetti.

A EDUEXPO acontecerá no dia 12 de março, das 16h às 21h, no Hotel Rio Othon Palace (Copacabana).
As inscrições podem ser feitas pelo site da EDUEXPO.