Próxima edição já tem data marcada para acontecer: 31 de março a 2 de abril

A 7ª edição da WTM Latin America chegou na sua reta final na última quinta-feira (04). Luciane Leite, diretora da WTM Latin America, e Claude Blanc, diretor global do portfólio WTM, atualizaram os dados parciais dos dois primeiros dias de evento, que registou um crescimento de 23% em número de entrantes em relação a edição anterior. No total foram 10.841 visitantes acumulados. Vale ressaltar que os números apresentados até agora servem, apenas, para mostrar um balanço da feira. Os finais serão divulgados depois da auditoria. 

Com o sucesso desta, que é a maior feira B2B da América Latina, já foi anunciada a data para a 8ª edição em 2020, que será de 31 de março a 2 de abril.

Um dos destaques do dia foi o painel Impacto Social dos eventos: Os Profissionais de Eventos como agentes de transformação social”, apresentado pela Associação Latino Americana de Gestores de Viagens e Eventos Corporativos (ALAGEV) que contou com a participação de Tico Marcondes, idealizador da Evente-se e mediou a conversa entre Aluan Romero (Animarte), Rodrigo Cezar (Roche) e Cesar Pacci (Oficina de Alegria).

Na palestra, foi discutido e apresentado com exemplos práticos para os expositores e visitantes como conjugar resultados financeiros à geração de benefícios para a comunidade.

Segurança em eventos

Quem planeja um evento sempre espera que tudo saia perfeito. Mas, quando o assunto é segurança, precaução é tudo. Este foi o aspecto abordado na palestra  da MPI Brazil sobre segurança em eventos, realizada na Corporate Travel Area. A moderação foi feita por Ana Lima, Gerente de Eventos da Boehringer, com a presença das conferencistas Juliana Santos (Gerente de Seguro Entretenimento e Especialista em Seguros para Eventos da CHUBB Seguradora) e Flavia Gil (Diretora de Produção da The Group). 

Elas apresentaram os tipos de seguros necessários para a realização de eventos e reiteraram a importância de se analisar todos os contratos e apólices, de modo a todos os aspectos estarem amparados, desde montagem e desmontagem, até a garantia dos terceiros participantes do evento. 

Juliana explicou ainda que as coberturas devem ser personalizadas de acordo com as necessidades e desejos de cada contratante, garantindo a tranquilidade de todos envolvidos. Os presentes também puderam sanar dúvidas com as especialistas.

Turismo Responsável

A terceira e última palestra sobre turismo responsável ocorreu durante a tarde no Inspire Theatre e teve como tema a emissão de carbono no mercado de turismo. O painel, mediado por Gustavo Pinto, conselheiro do programa de turismo responsável da WTM Latin America, contou com apresentações de Alessia Kossmehl, chefe de projetos da Condor Travel, Gustavo Timo, diretor de desenvolvimento de produtos e destinos da Adventure Travel Trade Association, Rogério Benevides, consultor da Associação Brasileira de Empresas Aéreas  (ABEAR) e Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

Os palestrantes destacaram a importância da criação de ações e medidas que reduzam a pegada de carbono. Para Alessia, “é importante trabalhar em equipe” e a Condor Travel já está em contato com ONGs e Estados. Gustavo Timo, por sua vez, lembrou que a indústria do turismo é responsável por “8% das emissões globais de carbono” e que as mudanças climáticas afetam de forma dramática os destinos de turismo de aventura no mundo inteiro.

Phocuswright

O Inspire Theatre também foi palco de uma apresentação sobre as sete tendências para 2019 no marketing turístico. Trícia Neves, representante da Phocuswright na América Latina, falou sobre os desafios e oportunidades de mercado para os profissionais.

Ela falou sobre o processo do viajante ao fazer reservas online e destacou a diferença entre os aplicativos usados no ocidente e na China. Segundo ela, “todo processo de compra na China é feito pelo celular” enquanto o resto do mundo ainda pesquisa pelo celular, mas fecha a compra pelo desktop. Trícia, também, falou sobre o mercado hoteleiro e como a ascensão de serviços como o Airbnb obrigaram os hotéis a repensarem a maneira de oferecerem seus serviços, indo além de apenas uma cama e um chuveiro.

Ao final do terceiro dia, o balanço da 7ª edição da WTM Latin America é muito positivo e reforça a importância dessa indústria como desenvolvedora da economia e geração de negócios.