A cidade de Brotas/SP realiza de 13 a 15 de agosto a 4ª Edição do Festival Brotas Gourmet, que traz o tema Receitas Recheadas de Lembranças. O evento, que faz parte do calendário oficial da cidade desde 2012, é organizado pela Associação de Empresas do Turismo de Brotas e Região (ABROTUR), em parceria com a Prefeitura de Brotas e SENAC.

O festival contará com duas tendas de bebidas e dezesseis tendas gastronômicas, com sanduíches, culinária japonesa e massas, como o Capeletti da Nonna, do Restaurante Areia que Canta. “Os dias de capeletti reuniam a família para a refeição, mas, antes, todos ajudavam no preparo: mulheres, homens e crianças. Então, era uma verdadeira festa, que marcou e marca até hoje a história da nossa família”, comenta Eneida Farsoni Malagutti, nutricionista e chef do Restaurante Areia que Canta.

A receita do Capeletti, que vem do norte da Itália, foi passada de geração em geração entre os membros da família Pinotti Farsoni. A massa leve e caseira é moldada individualmente e recheada com uma combinação de carne suína, bovina, linguiça suína, temperadas com uma mistura de ervas, especiarias, queijo, sal e pimenta. No Brotas Gourmet, o “Capeletti da Nonna” poderá ser saboreado ao pomodoro, com molho de tomate artesanal e parmesão, ou in brodo, com o capeletti cozido num caldo de galinha caipira, como uma sopa. Para manter a tradição familiar italiana, para o Brotas Gourmet a massa será feita e servida no dia, em edições limitadas.

Segundo Eneida Farsoni, a escolha do Capelleti da Nonna foi unânime entre a família, que tem origem italiana e se instalou na região no final do século XIX, inicialmente dedicada ao cultivo agrícola, de produtos como  açúcar, café, feijão, arroz, milho e leite. A fazenda se mantém produtiva até hoje, mas desde 1994, abriu as portas para o turismo, com a criação do Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta, que abriga também o restaurante. “Manter a tradição da fazenda, os hábitos saudáveis da vida no campo, e o contato com a natureza sempre foi uma marca do nosso hotel, por isso ficamos muito animados com o tema do Brotas Gourmet este ano, que era recuperar memórias afetivas através das receitas. Como uma típica família italiana, sempre nos reunimos em volta da mesa. Esperamos que as receitas que selecionamos, a partir das nossas lembranças, deixem também boas lembranças nos visitantes do festival”, comenta.