Búzios, um dos balneários mais charmosos do país, será o ponto de encontro de duas culturas gastronômicas riquíssimas entre os dias 24 e 28 de outubro. Todo o requinte da cozinha francesa, que é considerada patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO, e o tempero e inventividade dos chefs brasileiros vão se fundir para um evento único. O Les Pantagruels 2017, em sua 7ª edição, vai intensificar o intercâmbio entre a gastronomia dos dois países, juntando numa mesma cozinha 16 chefs dessas duas culturas para criar novos pratos, com ingredientes exóticos, que serão apresentados ao público na noite de encerramento do evento.

Para a sétima edição, o foco do Les Pantagruels, que é realizado pelo restaurante Chez Françoise desde 2010, é homenagear a riqueza da cozinha brasileira. Por isso, para representar o Brasil, são convidados quatro chefs, trazendo o melhor da culinária e dos insumos que cada região do país oferece. Mantendo, é claro, o espírito de intercâmbio do evento, que se intensifica com a apresentação destes ingredientes únicos para os chefs estrangeiros, que vão poder conhecer mais a fundo a matéria prima brasileira.

Para aguçar a criatividade dos chefs, ingredientes minuciosamente selecionados integrarão a lista das matérias-primas a serem utilizadas. Entre alguns dos mais exóticos estão: as sementes de cumaru, o maxixe, o jatobá do cerrado e a pimenta de baniwa, entre muitos outros específicos de cada região do Brasil. Tudo para despertar os sentidos e a criatividade dos nossos mestres-cucas, sejam os brasileiros ou os franceses. Tudo para que o resultado final, no jantar de encerramento, seja uma experiência única aos presentes.