No dia 19 de março é comemorado o 11º Dia Internacional da Culinária Italiana. Neste ano, a data será inteiramente dedicada ao chef Gualtiero Marchesi, fundador da gastronomia italiana moderna. A Costa Cruzeiros prestará a sua homenagem ao profissional, servindo a bordo de seus navios um menu de jantar inspirado nas criações de Marchesi. O chef trabalhou com a Costa no início dos anos 2000.

Em parceria com a Fundação Marchesi, o prato escolhido para celebrar a edição 2018 do Dia Internacional da Culinária Italiana é uma de suas últimas criações: “Insieme Armonico”. O prato é composto por uma combinação de arroz e massa em uma nova versão do clássico “amatriciana”, equilibrando tradição com criatividade. A receita está presente no livro “Amatriciae”. A publicação traz receitas de Marchesi e de outros 32 chefs renomados em prol da população afetada pelo terremoto na localidade de Amatrice, na Itália.

No dia 19 de março, o preparo do prato “Insieme Armonico” será realizado nas áreas da piscina dos navios Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Costa Luminosa, Costa Mediterranea e Costa NeoRiveira. Os hóspedes terão a oportunidade não só de degustar a receita como também receberão o passo a passo para que possam reproduzi-la em casa. Além disso, as criações de Marchesi serão servidas nos restaurantes principais de toda a frota Costa.  

Em 1985, Marchesi foi o primeiro chefe italiano a ser premiado com três estrelas pelo Guia Michelin. Nos anos 90, ele se especializou em criar pratos sofisticados e novos modelos de refeições. O chef também foi o responsável pelas criações dos menus do Club Restaurant nos navios Costa Atlantica e Costa Mediterranea.

O Dia Internacional da Culinária Italiana é um evento que, a cada ano, celebra um prato tradicional da Itália. É organizado pela Virtual Group of Italian Chefs, associação composta por mais de 2.200 chefs italianos e restaurantes com atuação em 70 países, promovendo o melhor da gastronomia italiana.

“Ao participar deste evento culinário, a Costa Cruzeiros reafirma o seu compromisso  de oferecer o melhor do estilo italiano de navegar”, comenta Stefano Fontanesi, Chef Executivo da Costa Cruzeiros. “O objetivo é proporcionar aos hóspedes a chance de saborear um requintado prato tradicional italiano, em que a comida e o vinho transmitam uma experiência inesquecivel”.

Por meio do conceito Italy´s finest, a Costa Cruzeiros promove o melhor da Itália há 70 anos, sempre focada na oferta de comida e bebida italianas e não apenas no uso dos melhores ingredientes, mas também estabelecendo parcerias para promover aos hóspedes a melhor experiência de cruzeiro.

Além de inúmeras colaborações com marcas como Campari, illy e Ferrari spumante, desde 2016 os hóspedes Costa podem desfrutar de um menu exclusivo elaborado pelo chef Bruno Barbieri. A culinária regional italiana também é protagonista a bordo dos navios da Costa. Estão disponíveis cerca de 400 pratos, representando 16 regiões da Itália.