Com fogão, chefs locais e convidados, e ingredientes à vista, a Cozinha Show do 2º Festival Cultural e Gastronômico Tempero Bahia é o endereço certo para interagir e aprender técnicas, dicas, receitas e ainda, claro, degustar comidinhas nas aulas show gratuitas. A Cozinha Show acontece nos dias 18 e 19 de agosto, no Passeio Público, no Palácio da Aclamação. Até o dia 13 de agosto as inscrições poderão ser feitas no site do evento, www.temperobahia.com.br, identificando as aulas que deseja assistir, ou no local, até uma hora antes de cada aula. 

Quem abrirá a maratona de aulas, no dia 18, sábado, é o chef alagoano Vitor Generoso, do premiado Restaurante Divina Gula, em Maceió. Ele pilotará a aula A arte e a gastronomia do Divina Gula, das 11h às 12h. Em seguida, das 12h30 às 13h30, a chef e curadora do festival, Tereza Paim, abordará questões sobre Inclusão na cozinha – Comida baiana para o mundo e para todo mundo, preparando Moqueca de pupunha, que será servida para os alunos. Esta aula contará com alunos da APAE e do Instituto dos Cegos e Surdo-Mudos na plateia, e terá intérprete de libras e áudio descritor. 

Ainda no sábado, o chef Jacson Paixão, do Senac/Ba, ensinará como fazer o Espaguete ao Pelô, explorando a gastronomia da Bahia, na aula das 14h às 15h. Para fechar as aulas do primeiro dia, das 15h30 às 16h30, o chef Adriano Caldas dedicará seu tempo para a Oficina Mini Chef – Cozinha para crianças, dando oportunidade aos pequenos para começarem a desvendar os segredos da cozinha.

No segundo dia, domingo, 19, novas aulas e novos chefs estarão a postos no Passeio Público. Para dar início, a chef paulista Viviane Gonçalves, do Restaurante Chef Vivi, em São Paulo, abordará o tema Educar e Educar-se, das 11h às 12h, ensinando a fazer Pannacota de Redução de Beterraba e Iogurte com Gel de Tangerina. Na sequência, das 12h30 às 13h30, a culinarista e apresentadora Elibia Portela, de forma leve e descontraída, comandará a aula Cozinhando para empreender, colocando a mão na massa, com beijus de panela na palha de bananeira, com recheios doces e salgados.

O Chef Ricardo Silva, do Restaurante Carvão, trará para o público as curiosidades sobre Cozinha de fogo, sua grande especialidade, das 14h às 15h.  E, om o tema Simplificando a defumação – Processos aromáticos para carnes, leguminosas e peixes, a chef Emanuele Nascimento, do The Butcher House, encerrará as atividades da Cozinha Show deste ano.

Com o tema do ‘Palmito Pupunha’, o Festival acontece nos principais restaurantes da cidade, de 15 a 26 de agosto, e movimenta toda a população agradando aos mais exigentes paladares. O evento tem como objetivo maior, evidenciar e posicionar a capital baiana como referência profissional gastronômica, além de potencializar a economia através da culinária, fortalecendo também o turismo.