A Vila Don Patto, complexo gastronômico localizado no km 2,5 da Estrada do Vinho, em São Roque, a 60 km de São Paulo, aproveita a chegada da Primavera e a safra da alcachofra para incluir no cardápio dos seus restaurantes português e italiano receitas inéditas e saborosas de entradas, pratos principais e até sobremesas feitas com essa flor comestível – que deve ser colhida antes que floresça, para que possa ser consumida.

Até o dia 20 de novembro, turistas e clientes poderão saborear no restaurante português Don Patto, por exemplo, como entrada, fundo de alcachofra ao alho. A hortaliça também será servida in natura tanto fria (com vinagrete, molho rosé ou tártaro) quanto quente (salteada na manteiga). Nos pratos principais, a alcachofra acompanhará talharim, camarões ou bacalhau.

 

No italiano La Pasta, a alcachofra pode ser encontrada recheada com ricota e espinafre. Também como entrada, o fundo de alcachofra ao molho de quatro queijos já faz sucesso. O penne e o risoto com alcachofra são os pratos principais individuais, mas o polpetone e a lasanha são as opções para duas pessoas.

 

Os restaurantes servirão uma novidade: a sobremesa feita com o fundo de alcachofra flambado com brandy na calda de mel e especiarias, servida com sorvete de creme.