A gastronomia está entre as principais motivações para os turistas escolherem o destino que irão visitar, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT). Assim, estreitar a relação entre gastronomia e turismo é essencial para oferecer experiências, valorizar produtos locais e desenvolver o setor. Com esse objetivo, a Belotur realizará no dia 16/10, terça-feira, o Encontro Cidades Criativas: Turismo e Gastronomia, no auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e já estão abertas por meio deste link: https://goo.gl/LCbX8b.

Na ocasião, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Belotur, ao reconhecerem a importância da gastronomia para o desenvolvimento sustentável do Município e como fundamental para a complementação da oferta turística, além de um fator de integração entre turistas e comunidade local, lançarão a candidatura de Belo Horizonte ao prêmio Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO em 2019. Essa iniciativa busca colocar a gastronomia da cidade como fator de competitividade entre os destinos turísticos nacionais e internacionais.

As ações do Programa Municipal de Turismo Gastronômico serão elaboradas estrategicamente pela Belotur com o apoio técnico da Comissão de Gastronomia do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Frente da Gastronomia Mineira. O processo será feito em parceria com órgãos, entidades, empresas e universidades para que os frutos desse intercâmbio de conhecimento possam se refletir na prática das atividades turísticas em Belo Horizonte e consequentemente no sucesso da candidatura.