Pin It

 O Le Coq Bar e Bistrô, uma charmosa casa que mescla bar e bistrô, escondido entre as montanhas de Secretário, em Petrópolis, vai promover um passeio cultural e gastronômico no sábado, dia 06 de julho. O percurso será pela Estrada Real, uma rota turística que reúne quatro caminhos da época do Brasil Colonial, que passa pelos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais percorrendo cidades históricas, sítios arqueológicos, cachoeiras, Mata Atlântica e Cerrado. O trecho percorrido no passeio será do Caminho Novo até a Vila de Sebollas.

O chef Dann Mattos levará o público para conhecer os locais onde são produzidos as matérias-primas utilizadas pelo restaurante, que preza pela qualidade e excelência dos produtos. Os visitantes terão acesso a parceiros do Le Coq, como pequenos produtores que fornecem frutas, legumes, hortaliças, entre outros itens. Um dos destaques será visita à vinícola Inconfidência, a primeira do Rio de Janeiro a produzir vinhos finos, utilizando a técnica de dupla poda. Lá encontram-se plantadas desde 2010 parreiras para de vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah e Sauvignon Blanc. Os visitantes serão recebidos pelo técnico responsável, que explicará o processo do plantio, a história da plantação e como elas se adaptaram bem à região, terminando esta etapa com uma degustação.

 Será visitado também o alambique Dona Vania, que produz cachaças de forma artesanal, entre uma dose, uma prosa, outra dose, outra prosa, serão degustados diversos sabores da “marvada”; uma pequena degustação de geleia, compotas e queijos, no sítio Dona Nika, além do Museu de Tiradentes, que remonta a história de Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira. O passeio encerrará no Le Coq Bar e Bistrô, com um menu de entrada, prato principal e sobremesa. Com lugares limitados, uma van com capacidade para 15, além do chef e do motorista, partirá do restaurante às 9h, com previsão de retorno às 14h. O valor do passeio será R$150,00  por pessoa.