Quase no fim de 2016: Você sonha em fazer um intercâmbio e não sabe como começar? A agência canadense de intercâmbio oferece dicas de como se planejar, o passo a passo, além da melhor época do ano para se viver e estudar em outro país. Pode parecer simples, mas essa vivência em outro continente exige organização e muito planejamento. 

Todas as estações do ano são bastante procuradas pelos estudantes. No verão o sol aparece com mais frequência e as atividades indoor dão lugar para o outdoor! Já no inverno é tempo de praticar esportes com neve, como snowboard, esqui, hóquei e patinação no gelo, curling, entre outros.

Como fazer um intercâmbio de sucesso? A agência canadense de educação oferece sete dicas e os principais requisitos para se matricular em uma faculdade, universidade ou College no Canadá.

1) Encontre uma boa agência de intercâmbio

O primeiro passo é crucial para determinar o sucesso do seu intercâmbio. A agência de intercâmbio é responsável por oferecer opções que tenham a ver com você e com o que precisa. Alguns estudantes tem foco em aprender inglês, outros querem fazer uma especialização. Enquanto alguns querem uma escola grande, com muitos alunos, outros preferem uma escola menor e com atenção personalizada. 

2) Escolha o programa ideal para você

Como escolher qual é a melhor opção de intercâmbio? Não leve em conta apenas o custo do programa, mas principalmente os benefícios que se irá obter ao fazer o programa de intercâmbio. Esta é a parte mais complexa no planejamento do intercâmbio e envolve escolha do curso, acomodação, transfer, entre outros. Após definir o pacote tudo fica mais fácil.

Baixa temporada é ideal para quem quer economizar

As baixas estações acontecem no primeiro semestre entre fevereiro e junho e no segundo entre setembro e novembro e oferecem valores mais atrativos principalmente na passagem aérea e estadia. Para quem tem tempo, vale a pena fugir da alta temporada e aproveitar lugares mais vários, temperaturas mais amenas, além de valores menores.   

 4) Planeje com antecedência

Se planejar com antecedência com certeza ajuda no sucesso do programa. O ideal é se programar com um ano de antecedência. Dessa forma, é possível fechar e pagar o pacote em parcelas sem juros, sem ter surpresas no futuro com a taxa cambial, por exemplo. 

5) Curta a pré-viagem

Sabe aquela história de que o mais gostoso em uma viagem é a expectativa dela? Pode ser verdade. Aproveite os meses e semanas que antecedem o intercâmbio para se informar sobre o lugar, conhecer a história, cultura, as possibilidades de passeio, etc. Aproveite esse tempo para se aprofundar na cultura local e se preparar para quando estiver no local.

6) Seguro de Saúde Internacional

Um dos documentos obrigatórios é o seguro de saúde internacional. O seguro vai garantir tranquilidade na viagem caso algum acidente aconteça. Vale a pena investir em um bom seguro e ficar tranquilo. A Canada Intercambio oferece a melhor cobertura do mercado de CAD$ 2.000.000,00.

7) Participe da reunião pré-embarque

Antes de viajar, a Canada Intercambio faz a reunião pré-embarque com o estudante, onde vai passar todos os detalhes da viagem, tirar dúvidas e dar dicas importantes, como excesso de bagagem, como passar pela imigração, como levar medicamentos, entre outras informações comuns entre os estudantes, além de enviar o Manual do Aluno com todas as informações importantes!

Pronto! Agora é fazer as malas rumo a uma grande experiência!