Pin It

A Petrobras receberá um dos mais importantes prêmios da indústria de petróleo e gás, concedido pela edição brasileira da Offshore Technology Conference (OTC Brasil), pelo conjunto de inovações desenvolvidas no Teste de Longa Duração (TLD) de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

Segundo a OTC Brasil, o prêmio é um reconhecimento à abordagem inovadora do TLD Libra, que permitiu o monitoramento simultâneo da pressão, através de dispositivos remotos, a produção de petróleo e a injeção de gás.

A reinjeção de gás durante o TLD é uma das cinco novas tecnologias usadas para permitir a produção de petróleo e gás em Libra. Essas inovações foram cruciais para a empresa atingir, nesse bloco, o recorde mensal de produção média em um único poço de petróleo offshore, que atingiu 58 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia.

Além das propriedades semelhantes ao pré-sal, como colunas de óleo com medidas amplas e rochas com grande porosidade, as reservas de Libra apresentam petróleo com características distintas de outras áreas, como maior quantidade de gás associado e maior presença de dióxido de carbono, que vai até 44% do gás associado contido nas reservas.

O prêmio será entregue à Petrobras em 30 de outubro de 2019, durante a edição brasileira da OTC, no Espaço Sulamerica, no Rio de Janeiro.