Pin It

A cidade de Petrópolis é envolvida por uma natureza exuberante, respira história, abriga arquitetura de beleza única, acolhe imigrantes de diferentes nacionalidades e é hoje uma das principais regiões turísticas do Brasil. Um roteiro mais do que interessante e que será destino do primeiro Rolé Carioca fora do Rio de Janeiro, em um passeio com duração de aproximadamente três horas, no dia 8 de setembro, próximo domingo. O ponto de encontro será no Palácio de Cristal, com saída prevista para as 10h.

A região, também conhecida como Cidade Imperial, abriga ícones mais modernos, como a Casa de Santos Dumont; o Hotel Quintandinha, que recebeu artistas, diretores de cinema e cantores renomados na década de 40; e a sede da cervejaria Bohemia. A proposta do Rolé Carioca é conhecer e apreciar diferentes pontos desta cidade que faz parte do imaginário nacional.

O projeto, que se encontra em sua 7ª edição, já visitou diferentes lugares que reuniram mais de 18 mil pessoas, percorrendo mais de 200 quilômetros pelas ruas do Rio de Janeiro desde 2013. O Rolé Carioca tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Estácio e RioCard Mais, além do copatrocínio das empresas SHIFT ETT e Cinesystem.

A iniciativa é uma realização do estúdio M’Baraká, com consultoria de conteúdo do coordenador nacional do curso de História da Estácio, Rodrigo Rainha, e do historiador William Martins - mestres de cerimônia do projeto e guias dos passeios. Para Isabel Seixas, idealizadora e coordenadora do Rolé, explorar a cidade a pé é uma das principais formas de conhecer suas nuances e desenvolver o senso de pertencimento ao território. É uma experiência que desvenda histórias e memórias e reforça o imaginário coletivo acerca da cidade e seus símbolos.