Foi aberta nesta quinta-feira (8), a Feira Internacional do Turismo no Nordeste, a Brazil National Tourism Mart (BNTM), no Solar do Unhão, em Salvador.Autoridades, lideranças do setor e jornalistas nacionais e estrangeiros marcaram presença no evento.  Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário José Alves destacou a perspectiva de crescimento da atividade turística nos estados nordestinos. “A BNTM é uma vitrine promocional na qual apresentamos os atrativos dessa região aos compradores vindos das Américas, Europa e EUA”, enfatizou.
Este trabalho estratégico conta também com a união dos estados nordestinos que atuam para impulsionar o turismo, assinalou o secretário: “A Bahia que sediou a primeira BNTM, há 25 anos, sente-se honrada ao sedia-la novamente e promover aqui rodadas de negócios entre compradores internacionais (byers) e vendedores do destino (suppliers)”.
 O presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI Nordeste), Lindolfo Pires, disse que a realização da BNTM promove o crescimento médio da atividade turística em 10%. A estimativa é feita com base em resultados das edições anteriores quando o evento gerou ou potencializou negócios da ordem de US$ 250 milhões, em nove estados da região.
Representantes de entidades ligadas ao setor de Turismo estiveram presentes na abertura da 25ª edição da BNTM. Dentre eles, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz; o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Felipe Carreras; Glicério Lemos, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) na Bahia; e Pedro Galvão, vice-presidente nacional de relações institucionais da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav).
Os trabalhos da BNTM acontecem nesta sexta-feira (dia 09), no Bahia Fiesta Hotel, em Salvador. Participam 132 buyers (compradores nacionais e internacionais), que reúnem-se com 62 empresas nordestinas para rodadas de negócio. Coordenados pelo Sebrae, os encontros visam à formatação de pacotes turísticos para venda nos mercados nacional e internacional.