A importância do Comitê Descubra Brasil no Paraguai para a promoção do turismo brasileiro na América do Sul foi um dos temas da reunião realizada, nesta quinta-feira (11), entre o embaixador do Brasil no país vizinho, Carlos Alberto Simas Magalhães, e a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra. Realizada na Embaixada do Brasil em Assunção, no Paraguai, a reunião faz parte dos preparativos a 15ª Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR), que será oficialmente aberta nesta sexta-feira (12) e se estenderá até o próximo domingo (14).

O evento conta com a participação da Embratur, bem como diversos países da América do Sul e Latina. Depois de se reunir com o embaixador, a presidente do Instituto conversou com os membros do Comitê no Paraguai. Para o embaixador Carlos Magalhães, há um clima favorável a um aumento ainda maior do fluxo de turistas paraguaios com destino ao Brasil e a relevância do trabalho desse comitê é um demonstrativo disso.  

Comitê Descubra Brasil

Cabe aos comitês Descubra Brasil, juntamente com a Embratur, a missão de promover, divulgar e aumentar o fluxo de turistas ao Brasil. Articulado através de parceria entre os ministérios do Turismo, por meio da Embratur, e das Relações Exteriores, por meio das embaixadas, participam dos comitês os representantes do governo, além de operadores de turismo, companhias aéreas, empresas hoteleiras e seguradoras de viagens.

O Paraguai é o quarto maior emissor de turistas para o Brasil. Em 2016, enviou 316.714 turistas. Em 2017, foram 336.646, segundo o Anuário Estatístico do Turismo de 2018. “E esse número vai crescer ainda mais. O turista paraguaio está buscando novos destinos no Brasil e consolidando os já existentes”, informou o presidente do Comitê Descubra Brasil no Paraguai, José Brunetti, representante da Gol Linhas Aéreas no grupo.

Além de Teté Bezerra, participaram da reunião Leila Holsbach, da Embratur, José Brunetti, da Embaixada Brasileira em Assunção, o chefe do setor de Promoção Comercial – Secom, da Embaixada no Paraguai, o diplomata Luiz Felipe Flores Schmidt e a assessora técnica do Setor de Turismo, Maria Cristina Santana Ramos, e equipe.