Pin It

O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, discursou na cerimônia de abertura da Adventure Travel World Summit (ATWS), nesta terça-feira (17), em Gotemburgo (Suécia). Na ocasião, Gilson reforçou o perfil da “Nova Embratur”, que enxerga no ecoturismo e no turismo de aventura diferenciais para fomentar o turismo brasileiro.

“Nos sentimos orgulhosos de sermos um dos catalisadores dessa mudança. Queremos mostrar que nosso país é muito mais do que caipirinha, favela e samba. Somos isso, mas também somos o melhor destino para quem busca o ecoturismo no mundo. Uma biodiversidade sem igual, que aliada com nossa cultura multifacetada e única torna a experiência do turista inesquecível”, declarou o presidente da autarquia.

O Brasil abriga a maior biodiversidade marinha e fluvial do planeta. De acordo com dados do Ministério do Turismo, o segmento de ecoturismo e turismo de aventura é um dos maiores catalisadores de turistas para o país (16%).  A expectativa da autarquia é que estes números aumentem com a recente isenção de vistos para países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.

O presidente enfatizou que o Brasil tem a mais limpa matriz energética do mundo, oriunda de fontes hidráulicas, eólicas e solares, diferente dos países europeus que se utilizam do carvão como fonte de energia. "Mais ainda, 66% do território brasileiro são de áreas preservadas e florestas intocadas, além de termos mais de 400 tribos indígenas, sendo algumas delas sem nunca ter tido qualquer contato com a civilização". Outro dado informado foi que o Brasil tem o maior rebanho equino do mundo, sendo o lugar ideal para a prática de esportes equestres.

Amazônia

Gilson aproveitou a abertura para reforçar que o governo faz todos os esforços para combater queimadas na Amazônia. Ele alertou ao mundo para não acreditar em ´fake news´ sobre o tema. “É preciso que as pessoas vão ao local e enxerguem de perto o que realmente está acontecendo. Certamente, a preservação da Amazônia é uma das prioridades do nosso governo”, concluiu.

ATWS

A Adventure Travel World Summit é um dos eventos mais importantes no ramo de ecoturismo e turismo de aventura no mundo. Anualmente, cerca de 850 dos principais operadores do turismo mundial e mídia especializada se reúnem para debater o futuro do setor.