Pin It

Nomeado como secretário executivo de turismo do Estado da Paraíba, Gilson de Andrade Lira, falou nesta quinta-feira (10), sobre a felicidade com a nomeação no Governo do Estado. O mais novo auxiliar do governador João Azevêdo (PSB) elogiou a gestão estadual e destacou que está otimista com o futuro do setor na Paraíba e no Brasil.

Em entrevista ao portal Polêmica Paraíba, o ex-diretor e presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), declarou que atuar no Governo do Estado será uma forma de retribuir ao seu Estado de origem toda a experiência acumulada.

“Nada como um filho se dedicar ao seu Estado. De certa forma, para mim servirá como uma forma de retribuir à Paraíba, ou seja, nesses últimos anos distante, tratando dessa pauta de forma nacional e internacional, acabou me possibilitando oportunidades, conhecimentos que vamos poder ajudar na gestão do governador João Azevedo. Meu sentimento é um sentimento de muito entusiasmo e gratidão”, disse ao portal Polêmica Paraíba.

Sobre Gilson Lira

Gilson Lira foi Diretor de Mercados Internacionais da Embratur, de 2014 a 2016; Diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística, de 2016 a 2019; e presidente substituto da Instituição. É um profissional com vasta experiência na área de promoção turística.

Nas Embratur, trabalhou na elaboração da estratégia de atuação do Instituto no exterior baseada em inteligência competitiva; na articulação com o Itamaraty (MRE), embaixadas e consulados para promoção do destino Brasil; na interlocução com entes associativos brasileiros e estrangeiros (BRAZTOA, ABAV, ANEPE, ABETA, BLTA e etc.) para diversificação da oferta, com foco em segmentos e nichos turísticos; na negociação de parcerias com o setor público e privado, que incluiu ministérios, associações e companhias aéreas. Aliás, teve forte atuação nas negociações para a chegada do primeiro voo internacional direto e regular entre João Pessoa e Buenos Aires (Argentina). E esteve presente, também, no processo de ligação dos voos entre Paris e Fortaleza (CE) operados pela KLM/Air France, bem como da captação do primeiro Low Cost (voo de baixo custo) para o Brasil; voo de Londres para o Rio de Janeiro operado pela empresa da Noruega, Norwegian. A propósito, essa foi sua última missão internacional em que participou representando a Embratur.

Tem a sua carreira caracterizada por importantes resultados na gestão de projetos e pessoas. Foi contemplado com o “Prêmio Alta Gestão 2015” – Considerado o Oscar da alta gestão no Brasil, premiação destinada a personalidades do mundo corporativo, lideranças empresariais e diretores de instituições no Brasil.

Coordenou os livros: “Empreendedorismo”, “PNL nas Organizações” e “Bíblia do Coaching”, publicados pela Editora Leader – SP.